Notícias



Esforço recompensado

Aluno de pré-vestibular gratuito é o primeiro lugar da Engenharia Elétrica-Eletrônica da Puc

Expectativa de Guinther Saibro Vieira, 19 anos, agora é pelo listão da Ufrgs

22/01/2013 - 07h24min

Atualizada em: 22/01/2013 - 07h24min


Além do ensino médio, Guinther fez o POP à noite e também estudou em casa

Determinação. Este é o caminho para quem quer alcançar qualquer objetivo na vida. E é exatamente por onde Guinther Saibro Vieira, 19 anos, decidiu ir, ainda que tivesse de abrir mão dos amigos e passeios por um tempo. Mas deu certo. Hoje, o morador do Bairro Jardim Itu-Sabará comemora o primeiro lugar na classificação dos aprovados de Engenharia Elétrica-Eletrônica do vestibular da Puc e aguarda ansioso pelo listão da Ufrgs, que deve sair nos próximos dias.

Com a grade de respostas na mão, o aluno da Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro, na Vila Ipiranga, vibra com o resultado das questões de Matemática:

- Gabaritei! - sorri.

Além do compromisso de vencer a etapa do terceiro ano pela manhã, o estudante inscreveu-se no Pré-vestibular e Enem Popular (POP) da prefeitura da Capital, o que tornou possível o sonho de entrar numa universidade. As aulas ocorreram ao longo do ano passado, no turno da noite. Nas tardes, Guinther estudava em casa.

Nem sempre foi exemplar

- Sempre quis Engenharia, só tive de decidir qual iria seguir - explica o guri, que mora com a mãe, a faturista Isabel Cristina Saibro, 40 anos, e com a avó, a aposentada Isabel Oliveira, 74 anos.

O percurso escolar de Guinther teve alguns tropeços. No primeiro ano do ensino médio, ele foi reprovado em seis disciplinas. Até hoje, não sabe explicar o que aconteceu.

- Relaxei e acabei perdendo o ano - revela o estudante, que começou a trabalhar, na época, a pedido da mãe.

Mas ele atribui ao fato à escolha de sua profissão:

- Comecei a trabalhar em um posto de saúde e me dei conta de que eu precisava estudar para fazer o que eu gostava. Rumei para a engenharia.

Saiba mais sobre o POP

O POP é uma iniciativa da prefeitura de Porto Alegre, através das secretarias municipais da Juventude e da Educação, tem como parceiros a União Estadual dos Estudantes (UEE) e o Centro dos Estudantes Universitários de Engenharia (CEUE). O CEUE Pré-Vestibular serviu de inspiração para o POP Pré-Vestibular Popular e hoje faz parte do projeto.

As aulas são ministradas por estudantes de graduação e pós-graduação da Ufrgs.

Segundo a secretaria da Juventude, entre os 78 alunos do cursinho que fizeram o vestibular da Puc, todos passaram.

Já no Enem, 70% dos estudantes fizeram a média de 580 pontos e 27% ficaram entre 601 e 760 pontos.

Serviço

As inscrições para o cursinho POP 2013 se iniciam em fevereiro. Interessados devem entrar em contato com a Secretaria da Juventude, pelo telefone 3289-2300 ou diretamente na sede (Rua João Alfredo, 607, Cidade Baixa).

O curso é gratuito e voltado para jovens, de 15 a 29 anos, que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio na rede pública de Porto Alegre e tenham renda familiar per capita (por pessoa) de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017).

Dicas para quem quer chegar lá

Para conseguir êxito no vestibular, Guinther precisou de perseverança e muita força de vontade. E, quem quiser seguir os passos do mais novo universitário, deve seguir algumas dicas que ele considera essenciais:

- Não usar o computador. Instalei um programa em que ele me deixava usá-lo meia hora por dia. Depois disso, ele desligava automaticamente. Como eu não sabia a senha, não tinha como usar - explica, afirmando que pretende formatar a máquina para aproveitá-la nas merecidas férias.

Outra sugestão é para que o estudo renda à tarde:

- Sei que, depois do almoço, bate aquele sono, a preguiça. O importante é sentar e estudar que o desânimo vai embora.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias