Geral



Solidariedade

Força Nacional é colocada à disposição de Santa Maria

Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deve conceder uma coletiva à imprensa, a partir das 16h30min no ginásio do Centro Desportivo Municipal (CDM)

27/01/2013 - 15h45min

Atualizada em: 27/01/2013 - 15h45min



A tragédia

O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.

Sem conseguir sair do estabelcimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.

 A tragédia, que teve repercussão internacional, é considera a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos útimos 50 anos no Brasil.

Veja onde aconteceu


A boate

Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade da Região Central, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes - além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com o comando da Brigada Militar, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012. 

Clique na imagem abaixo para ver a boate antes e depois do incêndio A festa

Chamada de "Agromerados", a festa voltada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou às 23h de sábado. O evento era de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia. Segundo informações do site da casa noturna, os ingressos custavam R$ 15 e as atrações eram as bandas "Gurizadas Fandangueira", "Pimenta e seus Comparsas", além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.




Acompanhe as últimas informações

O Ministério da Justiça colocou à disposição do governo do Estado a Força Nacional de Segurança Pública  - que conta com instituições como Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Exército, entre outros - se este for o entendimento do governador Tarso Genro. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fez o comunicado por meio de nota oficial ao chefe do Executivo gaúcho e reiterou total apoio a Santa Maria.

O presidente chileno Sebastián Piñera no Palácio de La Moneda - onde ocorre a reunião de cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia - pediu um minuto de silêncio aos integrantes do encontro de nações, que ocorre no Chile.

Já o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deve conceder uma coletiva à imprensa, a partir das 16h30min no ginásio do Centro Desportivo Municipal (CDM).

 
Imagem: Arte ZH


MAIS SOBRE

Últimas Notícias