Geral



Tragédia em Santa Maria

Governador Tarso Genro decreta luto oficial de sete dias no Estado

Incêndio em boate é considerado a maior tragédia da história do Rio Grande do Sul

27/01/2013 - 16h10min

Atualizada em: 27/01/2013 - 16h10min



A tragédia

O incêndio na boate Kiss, no centro de Santa Maria, começou entre 2h e 3h da madrugada de domingo, quando a banda Gurizada Fandangueira, uma das atrações da noite, teria usado efeitos pirotécnicos durante a apresentação. O fogo teria iniciado na espuma do isolamento acústico, no teto da casa noturna.

Sem conseguir sair do estabelcimento, mais de 200 jovens morreram e outros 100 ficaram feridos. Sobreviventes dizem que seguranças pediram comanda para liberar a saída, e portas teriam sido bloqueadas por alguns minutos por funcionários.

 A tragédia, que teve repercussão internacional, é considera a maior da história do Rio Grande do Sul e o maior número de mortos nos útimos 50 anos no Brasil.

Veja onde aconteceu


A boate

Localizada na Rua Andradas, no centro da cidade da Região Central, a boate Kiss costumava sediar festas e shows para o público universitário da região. A casa noturna é distribuída em três ambientes - além da área principal, onde ficava o palco, tinha uma pista de dança e uma área vip. De acordo com o comando da Brigada Militar, a danceteria estava com o plano de prevenção de incêndios vencido desde agosto de 2012. 

Clique na imagem abaixo para ver a boate antes e depois do incêndio A festa

Chamada de "Agromerados", a festa voltada para estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) começou às 23h de sábado. O evento era de acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária, Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Tecnologia em Agronegócio e Pedagogia. Segundo informações do site da casa noturna, os ingressos custavam R$ 15 e as atrações eram as bandas "Gurizadas Fandangueira", "Pimenta e seus Comparsas", além dos DJs Bolinha, Sandro Cidade e Juliano Paim.




Acompanhe as últimas informações

Governador realizou pronunciamento na tarde deste domingo

O governador Tarso Genro decretou luto oficial de sete dias no Rio Grande do Sul por conta da tragédia em Santa Maria.

No portal do Estado do Rio Grande do Sul foi publicada a íntegra do decreto de luto, antecipada por frase de Tarso Genro:

- Este é o momento de nós compartilharmos a dor, e com o nosso trabalho demonstrar toda a nossa solidariedade às famílias e ao povo de Santa Maria, e ao nosso Estado, inclusive.

O governador está em Santa Maria e realizou um pronunciamento na tarde deste domingo, quando ressaltou a importância de um inquérito policial de alto nível.

Até o momento são 232 as vítimas do incêndio na boate Kiss.

Confira o decreto:
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso da atribuição que lhe confere o art. 82, inciso V da Constituição do Estado, e considerando a tragédia ocorrida em 27 de janeiro de 2013, após incêndio em uma boate na cidade de Santa Maria/RS; considerando a comoção e a consternação da população santa-mariense, que enluta o Estado Rio Grande do Sul e o País; e considerando a solidariedade à dor das famílias das vítimas da tragédia, que abalou o Estado do Rio Grande do Sul,

DECRETA:
Artigo único. É decretado luto oficial no Estado do Rio Grande do Sul, durante sete dias, em homenagem à memória das vítimas da tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria/RS em 27 de janeiro de 2013.

PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre,

TARSO GENRO,
Governador do Estado.

 
Imagem: Arte ZH


MAIS SOBRE

Últimas Notícias