Notícias



Blitz DG

Rede pública de Porto Alegre começa o ano com déficit de educadores

Nas primeiras 74 escolas consultadas, havia 50 casos. Blitz do DG ocorrerá em 355 colégios

07/03/2013 - 07h34min

Atualizada em: 07/03/2013 - 07h34min


Alunos da Escola Técnica Ernesto Dornelles estão sem seis disciplinas

O ano letivo no Rio Grande do Sul é como um jogo em que um time já começa perdendo. E, como regra, os derrotados são os alunos. A volta às aulas, na semana passada, confirmou essa triste realidade.

Assim que abriram-se os portões, parte das crianças e dos jovens reencontrou um cenário que atormenta a comunidade escolar há mais de uma década: salas de aula sem professor.

Para dar números a este déficit, o Diário Gaúcho se propôs um desafio: consultar as 355 escolas públicas de Porto Alegre (260 estaduais e 95 municipais). E os números iniciais deveriam envergonhar as autoridades responsáveis pela Educação no Estado.

Na primeira etapa, na semana passada, ligamos para 74 (20,8%) escolas. O desfalque de 50 professores ficou concentrado em 22 colégios - média de 2,27 por instituição.

Jeito foi antecipar aula de Religião

A disciplina que lidera a lista de carência é Língua Portuguesa (sete), seguida por Matemática (seis) e Inglês (cinco). Também faltam docentes de Literatura, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Artes e de cursos técnicos como Informática, Sistema Operacional, Redes e Design. Da última checagem até hoje, é possível que algumas carências tenham sido sanadas.

Enquanto os cargos não são preenchidos, alunos e pais sofrem, professores são realocados e diretoras fazem fila na porta da Secretaria de Educação para exigir reposição.

A Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles, no Centro, começou o ano sem seis professores: dois de Inglês, um de Matemática, um de Literatura, um de Prótese Dentária e um de Design. Na terça-feira, alunos do segundo ano tiveram aula antecipada de Religião.

Quando o DG chegou à sala 52, muitos já haviam ido embora. Nos rostos, a expressão de frustação era visível.

- A gente mora longe, vem pra escola e fica sem fazer nada - reclamou Marianna Lopes, 15 anos, residente no Bairro Vila Nova.

Willian Santos, 18 anos, se preocupa com o tempo perdido.

- No final do ano, a gente tem de completar a carga horária aos sábados.

Blitz nas escolas

Primeira etapa da ronda em colégios estaduais e municipais da Capital. Ligações feitas entre os dias 28/2 e 5/3: 50 ausências em 22 escolas. 52 colégios estavam com equipe completa. 74 estabelecimentos de ensino foram consultados no total.

Pedido será encaminhado hoje

A diretora da escola Ernesto Dornelles, que preferiu não se identificar, informa que hoje terá uma reunião com a 1ª Coordenadoria Regional de Educação (Cre) para encaminhar o pedido de reposição de professores. Ela afirma, porém, que a necessidade surgiu no período de férias. Segundo a diretora, os docentes desistiram das vagas por terem sido aprovados em outros concursos:

- É uma situação momentânea.

Desde o temporal do dia 20 de janeiro, que alagou a sede da 1ª Cre na Capital, funcionários estão atendendo provisoriamente na Escola Técnica Estadual Parobé. De acordo com o coordenador, Antônio Quevedo Branco, parte dos funcionários foi deslocada para a Secretaria da Educação para atender aos pedidos de professores encaminhados por diretores de escolas.

O que diz o governo

A 1ª Cre de Porto Alegre afirma que as demandas de recursos humanos são pontuais. E há contestação parcial.

- Temos clareza de que não há falta de professores de Geografia e História, mas excedentes, inclusive com dispensas - diz a coordenadora adjunta da 1ª Cre, Lucia Wendland.

Segundo o governo, em Porto Alegre, foram nomeados mais de 1,3 mil professores entre outubro de 2012 e fevereiro de 2013, numa abrangência de 257 escolas, com mais de 10 mil professores.

Lúcia admite, no entanto, que existem problemas, mas que, em algumas situações, ocorrem adequações de horas a serem feitas pelas escolas.

A coordenadora afirma ter conhecimento de apenas cinco escolas com falta de professores neste momento: Escola de Ensino Médio Itália, Escola Professor Oscar Pereira, Escola de Ensino Fundamental Ana Neri, Escola Camilo Furtado Alves e Escola Técnica Irmão Pedro.

Onde falta

* Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Costa e Silva (Avenida Niterói, 472), Bairro Medianeira: um de Inglês.

* Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias (Rua Candiota, 145), Bairro Passo D'Areia: um de Geografia e um para as Séries Iniciais.

* Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gustavo Armbrust (Rua Professor Emílio Kemp), Bairro Jardim Itu Sabará: três para as Séries Iniciais, um de Ciências e um de Educação Física.

* Escola Estadual de Ensino Médio Itália (Avenida Professora Paula Soares, 1095), Bairro Jardim Itu Sabará: um de Química e um de Física.

* Escola Estadual de Ensino Fundamental Jerônimo de Ornelas (Rua São Miguel, 487), Bairro Aparício Borges: um de Matemática, um de Ciências e um de História.

* Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal Mallet (Avenida Saturnino de Brito, 1425), Vila Jardim: um de Inglês e um de Artes.

* Escola Estadual de Ensino Médio Professor Oscar Pereira (Rua Francisco Martins, s/nº), Bairro Cascata: três de Português e um de Artes.

* Colégio Estadual Padre Rambo (Avenida Bento Gonçalves, 1731), Bairro Partenon: um de Física, um de Biologia e um de Química.

* Escola Estadual de Ensino Médio Rafaela Remião (Estrada João de Oliveira Remião, 2689), Bairro Lomba do Pinheiro: um para História e Geografia.

* Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Balduíno Rambo (Rua Humberto de Campos, 130), Bairro Partenon: um de Artes e um de Português.

* Escola Estadual de Ensino Médio Alberto Torres (Avenida Rodrigues da Fonseca, 1666), Bairro Vila Nova: um de Matemática.

* Escola Estadual de Ensino Médio para Surdos Professora Lilia Mazeron (Rua Morretes, 222), Bairro Santa Maria Goretti: dois de Português e dois para Educação Infantil.

* Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Neri (Rua Joaquim Silveira, 738), Bairro São Sebastião: um de Matemática.

* Escola Estadual de Ensino Fundamental Aurélio Reis (Rua Monte Alegre, 119), Bairro Jardim Floresta: um de Matemática.

* Colégio Estadual Protásio Alves (Avenida Ipiranga, 1090), Bairro Azenha: um de Informática, um de Sistema Operacional e um de Redes.

* Escola Estadual de Ensino Fundamental Camilo Furtado Alves (Rua Almirante Barroso, 79), Bairro Floresta: um de História e Geografia e um de Português.

* Escola Estadual de Ensino Fundamental Itamarati (Rua Francisco Rodolfo Simch, 617), Bairro Jardim Barão do Cahy: um de Inglês.

* Escola Técnica Estadual Irmão Pedro (Rua Félix da Cunha, 515), Bairro Floresta: um de Informática e um de Português.

* Escola Técnica Estadual Senador Ernesto Dornelles (Avenida Duque de Caxias, 385), Centro: um de Matemática, dois de Inglês, um de Literatura, um de Prótese Dentária e um de Design.

* Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso (Rua Capitão Coelho, 95), Bairro Arquipélago: um de Matemática e um de Geografia.

* Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Leopolda Barnewitz (Rua João Alfredo, 443), Bairro Cidade Baixa: um de Artes.

* Escola Estadual de Ensino Fundamental Estado do Rio Grande do Sul (Rua Washington Luiz, 980), Centro: um de séries iniciais.

Participam da blitz Cáren Baldo, Denise Waskow, Eduardo Rodrigues, Felipe Bortolanza e Roberta Schuler.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias