Notícias



Informática Fácil

Conheça os vários tipos de pesquisa no Google

Dicas eficientes podem auxiliar o usuário a fazer pesquisas precisas na internet

23/04/2013 - 08h10min

Atualizada em: 23/04/2013 - 08h10min


Twitter dá opções de navegação

Você conhece ferramentas de busca especializada ou, como a maioria dos internautas, simplesmente dá um Google? Se o leitor ou a leitora integram o segundo grupo, saibam que estão perdendo tempo. Ou, na melhor das hipóteses, deixando de fazer a coisa certa.

Dicas simples e eficientes ajudam o usuário a fazer pesquisas precisas. São endereçadas a pessoas que querem respostas específicas, e não uma lista com milhares de sites. Nesta primeira parte, revelamos como obter o melhor do Google. Na próxima semana, a segunda parte.

Primeiro, entenda o Google

Gente, de uma vez por todas: o Google não é um buscador, mas um rastreador de informações na internet. O site faz a coleta em milhares de páginas e armazena tudo num gigantesco banco de dados.

Depois, organiza esse pacotão de modo a oferecer as respostas por ordem de relevância (número de visitas, citações, consultas - as melhores são geralmente aquelas que estão na primeira página) e nos informa quando perguntamos sobre determinados assuntos.

Agora, a surpresa: vocês sabiam que ele rastreia no máximo 40% das páginas existentes na web? Logo, a maioria dos sites (60%) são invisíveis para ele. A afirmação é do professor da Universidade de Navarra (Espanha), Ramon Salaverría.

Aspas (" ")

Em vez de procurar "indiana" separado de "jones", procure "indiana jones" entre aspas para uma busca mais pontual. Olhe o resultado da busca e veja a diferença.

Ex. 1: "indiana" "jones": 119.000.000 de resultados.
Ex. 2: "indiana jones": 23.800.000.

Sinal de asterisco (*)

Com este sinal (*) você procura palavras em uma mesma busca, porém não necessariamente seguidas como na procura com aspas.

Ex.: obama*michelle

Sinal de subtração (-)

É um filtro legal na hora de procurar uma ocorrência. Com ele você procura tudo que quiser, sem as informações que se encontram depois do sinal.

Para fazer este tipo de pesquisa, você deve inserir primeiramente aquilo que quer encontrar, depois um espaço e então colocar o sinal de subtração colado àquilo que você não quer ver na busca.

Ex.: obama -michelle

Depois de dois pontos (:)

A utilização de palavras-chave seguidas de dois-pontos também é um bom filtro para tornar a busca mais precisa.

Ex.: Bossa Nova:Rio

OR

Quando você insere a palavra OR (ou) entre aquelas que deseja procurar, o Google mostrará não apenas resultados de uma ou outra opção, mas o de ambas, porém separadamente e não no mesmo site. É necessário usar a palavra entre aspas e o comando OR em letras maiúsculas.

Ex.: "obama OR michelle"

Palavra chave + site

Para procurar palavras dentro de um site específico, uma ótima combinação são as informações palavra-chave+site:. Insira, por exemplo, a palavra download em site: www.baixaki.com.br para encontrar as ocorrências que trazem no Baixaki a palavra download:

Ex.: download site: www.baixaki.com.br

Muito mais

Na barra de opções do Google, no alto, clique no item Mais e descubra outros caminhos para a pesquisa.

Google Livros - Pesquise textos completos de livros.
Google Blogs - Encontre blogs sobre tópicos favoritos.
Google Vídeos - Arquivos postados no YouTube e em outros sites.
Google Latitude - Veja onde seus amigos estão neste momento.
Google Alertas - Atualizações, por e-mail, dos mais recentes resultados relevantes do Google com base em suas consultas.

Música também no Twitter

Seguindo a tendência das redes sociais de agregarem novos atrativos para os usuários, o Twitter anunciou o #Music. É um serviço de descoberta de música que usa informações do microblog para mostrar novos artistas e o que as pessoas andam ouvindo por aí. O #Music tem uma versão web (http://music.twitter.com), que estará disponível em breve, e um app para iOS, que já pode ser baixado na App Store. Infelizmente, os brasileiros terão de esperar. Por enquanto, o serviço só pode ser usado por usuários do site nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Nova Zelândia.

Cinco opções de navegação

Popular: músicas novas mais comentadas e ouvidas.
Emerging: revela talentos desconhecidos.
Suggestions: sugestões com base em cada usuário.
Now Playing: o que está sendo tuitado por quem o usuário segue.
Me: perfil pessoal e os artistas por ele seguidos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias