Notícias



Superação

Karine em busca dos primeiros passos com a ajuda da fisioterapia

Sessões na AACD da Capital incluem exercícios de alongamento e estímulo dos membros inferiores no tatame e na piscina térmica. Cirurgia foi realizada em janeiro

09/04/2013 - 07h56min

Atualizada em: 09/04/2013 - 07h56min


A sessão preferida da menina é na piscina

O segundo ato da vida de Karine Silva Pereira, 12 anos, começa de forma surpreendente. Após a cirurgia de correção de deformidades ortopédicas nas pernas, realizada em janeiro passado, ela inicia uma etapa importante para a concretização de um sonho que a mãe persegue desde o nascimento da menina: ver a
filha andar.

No ano passado, o Diário Gaúcho acompanhou o esforço da família de Canoas para obter recursos financeiros, que viabilizassem o procedimento médico. O dinheiro foi obtido com a ajuda de doações, inclusive de jogadores do Grêmio, seu time do coração. A cirurgia nos membros inferiores foi feita num hospital de Caxias do Sul.

Marcha será a próxima etapa

Karine, que nasceu com paralisia cerebral, agora está feliz. Três vezes por semana, a mãe e dona de casa Cinara Padilha Silva, 43 anos, desloca-se até Porto Alegre para a reabilitação física da filha, que usa cadeira de rodas. Às segundas e sextas-feiras, ela faz sessões de fisioterapia na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Nas terças-feiras, faz aulas de equoterapia num clube da Zona Sul.

- No final de abril, vou levá-la ao médico para ver se ele a libera para o exercício de marcha - afirmou Cinara, entusiasmada com o desempenho da filha nas primeiras sessões na AACD.

Estímulo no tatame e na água

Com a fisioterapeuta Adriana Vargas Peres, Karine faz alongamentos e movimentos que simulam chutes em uma bola. Porém, a parte que ela mais gosta é a da piscina térmica.

De maiô, touca e meias antiderrapantes, a menina movimenta braços e pernas seguindo orientações da fisioterapeuta Luciana Rachelli.

Perguntada sobre a sessão que mais gosta, nossa estrela não hesitou:

- A da piscina - disse, com a certeza de que vencerá mais esta batalha.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias