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Transferências reduzem em 10% os atendimentos de emergência no Hospital de Clínicas

Iniciativa transporta casos sem gravidade para serviços de saúde da prefeitura

08/04/2013 - 17h57min

Atualizada em: 08/04/2013 - 17h57min


Serviço de táxi é oferecido para os pacientes com menos gravidade

É cedo ainda para afirmar que estamos diante de uma mudança significativa na área da Saúde, mas uma medida adotada pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, começa a dar resultados.

Implantado no dia 19 de março, o projeto piloto da Rede de Urgências e Emergências - Paciente certo no lugar certo - encaminha pacientes sem gravidade para serviços de saúde da prefeitura que atendam as suas necessidades.

Quinze pessoas a menos por dia

Nas primeiras três semanas, o chefe da Emergência do Clínicas, Luiz Antônio Nasi, constatou que o número de pessoas que ingressam nesta área diminuiu 10%.

- São várias medidas, mas isto nos ajuda a diminuir a superlotação. Pacientes com baixo risco podem ser absorvidos pela rede de serviços da prefeitura _ afirmou Luiz.

Dos 150 usuários que buscam atendimento na Emergência em média, por dia, pelo menos 15 são transferidos para unidades básicas de saúde ou pronto atendimentos municipais. Portanto, até ontem, 315 usuários haviam sido classificados nas cores verde (pouco urgente) e azul (não urgente).

O paciente chega no Clínicas e é classificado de acordo com a gravidade do caso. Se for vermelho (emergência), laranja (muito urgente) ou amarelo (urgente), o paciente fica para atendimento. Caso contrário, se a marcação for nas cores verde (pouco urgente) ou azul (Não urgente), ele é encaminhado para atendimento no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, Pronto Atendimento Bom Jesus ou Unidades Básicas de Saúde na sua região.


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