Notícias



ClassiDiário

Para dar adeus à tevê analógica

Até 2018, o governo federal irá desligar o sinal analógico no país

09/07/2013 - 12h01min

Atualizada em: 09/07/2013 - 12h01min


Prepare-se, pois aquela velha televisão de tubo ou mesmo aquele LCD comprado há pouco tempo, mas que não tem sinal digital, pode virar sucata.


Como a era da esponja de aço na antena está com seus dias contados, o governo também anunciou que dará incentivos para que todos possam adquirir tevês novas, que já saem de fábrica com conversor digital integrado. Mas, então, o que fazer com aquele aparelho antigo, quase de estimação, que você tem em casa?


A primeira alternativa é a compra de um conversor digital externo, ao preço médio de R$ 200.


Se você não estiver disposto a gastar essa grana ou quer se livrar daquele trambolho que só ocupa espaço na sala, fique esperto. Colocar o aparelho no lixo comum não é a maneira correta de descarte, pois os metais pesados que existem na tevês de tubo, entre eles o chumbo, são altamente poluentes em contato com o meio ambiente.


O ideal é levar a tevê velha até uma oficina de descarte de lixo eletrônico. Em Porto Alegre, a prefeitura mantém cinco pontos à disposição da população.


Se aproveita quase tudo


De acordo com a catadora Michele Santana de Lacerda, 36 anos, da Unidade de Triagem Campo da Tuca, todas as partes metálicas, os fios e o vidro da televisão de tubo são separados e vendidos.


- A carcaça, quando é de plástico duro, que não quebra com facilidade, também é aproveitada. O que resta vai para um aterro sanitário - explica.


Segundo Michele, até o controle remoto, mesmo estragado, pode ser vendido para conserto.


- Mas tudo varia de galpão para galpão - alerta.


Conserto ainda está em alta


Outra forma de despachar as tevês analógicas seria o repasse às eletrônicas, mas quase nenhuma compra aparelhos usados.


- Ainda existe muita peça nova no mercado - garante Leandro Schaun, 20 anos, funcionário da Eletrônica Titachi, na Avenida Ipiranga.


Segundo o técnico, modelos fabricados a partir do ano 2000 ainda merecem atenção e valem ser enviados para conserto. Apesar do prazo curto para o fim do sinal analógico, muita gente segue procurando as eletrônicas para revigorar as velhinhas.


- Consertamos cerca de 150 tevês por mês. Há alguns dias, entreguei um aparelho com 37 anos de uso - conta Paulo Minossi Neto, 21 anos, da Minossi Eletrônica, na Rua Dr. Ramiro d'Ávila, no Bairro Azenha.


Onde descartar


A prefeitura da Capital tem cinco postos de descarte à disposição da população: 


1 - DMLU - Capatazia Conceição - Rua Alberto Bins s/nº (embaixo do Viaduto da Conceição) - Telefone: 3226-1950


2 - DMLU - Seção Norte - Travessa Carmen, 111 - Telefone: 3268-8330


3 - Procempa - Avenida Ipiranga, 1.200 - Telefone: 3289-6163


4 - DMLU - Capatazia da Glória - Rua Carvalho de Freitas, 1.012 - Telefone: 3332-0340


5 - Loja Leroy Merlin - Avenida Sertório, 6.767 - Telefone: 3016-6700


MAIS SOBRE

Últimas Notícias