Falta de água
Três cidades passam por problemas de abastecimento
Novo Hamburgo deve ter o serviço normalizado somente no domingo
Devido às chuvas que castigaram o Estado nos últimos dias, Viamão, Alvorada e Novo Hamburgo estão passando por problemas de abastecimento de água.
A falta de energia elétrica na noite desta terça-feira deixou Alvorada e Viamão sem água. Com a volta da energia no início desta manhã, o serviço deve ser normalizado a partir das 14h.
A situação mais crítica é em Novo Hamburgo, que teve seu abastecimento cortado na manhã desta terça-feira. A previsão era de que o serviço fosse normalizado nesta quinta-feira, mas agora deve ser restabelecido apenas no domingo.
_ Estamos dependendo da estabilização do nível do Rio dos Sinos _ diz o diretor-geral da Comusa - Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, Mozar Dietrich.
Na terça-feira, o nível do Sinos estava aumentando entre 6 e 7cm por hora. Já nesta quarta-feira, segundo Dietrich, o rio está aumentando 2,5cm/h. Com o tempo seco, a previsão é de que as águas comecem a baixar ainda hoje. O nível atual do Sinos é de 8,44m. Para voltar a operar as bombas que fazem o abastecimento, a Comusa precisa que, no mínimo, o rio esteja com 8m.
Onze caminhões-pipa fazem o serviço de abastecimento na cidade. Postos de saúde, hospitais, creches e escolas, por exemplo, estão tendo suas caixas d'água abastecidas. Além disso, os caminhões passam também por bairros do município. Moradores podem solicitar o serviço pelo telefone (51) 3036-1111.