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Duelo sobre quatro rodas no mercado de quadriciclos

Veículo é uma moto de quatro rodas usada apenas para passeio

11/09/2013 - 11h56min

Atualizada em: 11/09/2013 - 11h56min


O FourTrax 420 da Honda é projetado para apenas uma pessoa

O quadriciclo é uma moto de quatro rodas usada apenas para passeio. A Montez 250, da Traxx, está pintando no mercado de olho no segmento. Com bom custo-benefício, chega como alternativa ao tecnológico Grizzly, da Yamaha, e o resistente FourTrax 420, da Honda, mais potentes.

MONTEZ 250

Quadriciclo é aventura, pedra, água, mato, lama e alegria. Essa imagem e esse estilo vendem, e tem mais gente de olho nessa fatia do mercado. A Traxx acaba de apresentar o Montez 250. É um quadri ou ATV (All Terrain Vehicle, como é chamado nos Estados Unidos) de pequeno porte, com motorização de moto.

Tem como condução um guidão, onde agilidade e força estão entre suas qualidades. O melhor e mais divertido: pode ser utilizado em qualquer tipo de terreno. Claro, o visual também tem que ser arrojado. A aparência de um mini-jeep, com
grades frontais e traseira com gradis para carregar objetos é um dos trunfos.

Tem também farol em policarbonato, sinaleiras, lanternas de alerta, espelho retrovisor e carregador de bateria de 12 v útil para carregar GPS, lanternas ou celulares e é opcional nos outros modelos. E esse detalhe legal mesmo: de série, possui ainda como utilitário um guincho elétrico com um cabo de aço de 10 metros capaz de puxar cargas com peso de até 220 kg, além de permitir que o quadriciclo seja rebocado. É leve para a categoria: 220kg.

Câmbio facilita as manobras

O câmbio de 5 marchas, com acionamento pelo pé esquerdo, é semiautomático (mudança de marcha sem embreagem), tornando a mudança de câmbio mais suave. Possui partida elétrica e manual. A ré é feita por alavanca no lado esquerdo, facilitando as manobras em trechos difíceis.

A transmissão por eixo Cardan (sem corrente) proporciona uma maior durabilidade com manutenções menos frequentes. Faz com que não aconteçam desgastes com sujeiras em correntes e oxidações. Sua tração 4X2 dá alta capacidade de tração nas rodas traseiras, garantindo maior agilidade ao fazer curvas e mais leveza ao manobrar o guidão com um peso menor.

FICHA TÉCNICA

● Cilindrada: 229,6cc
● Potência: 16,4cv a 6.500 rpm
● Torque: 1,5kgfm a 5.000 rpm
● Freio: dianteiro disco hidráulico e traseiro a tambor
● Motor: OHC, 4 tempos, gasolina, refrigerado a ar, um cilindro
● Marchas: 5 marchas (mais a ré)
● C/L/A: 1.960mm/1.010mm /1.120mm
● Pneus: dianteiro AT22 x7 e traseiro AT22 x 10 de 10"
● Suspensão traseira: braço oscilante, com carga ajustável e curso de 135mm, tornando mais fácil a condução em terrenos acidentados.
● Embreagem: semiautomática
● Cores: camulhado, azul e vermelho
● Preço: R$ 14.490

GRIZZLY 350

Quadriciclo da Yamaha com multifulcionalidade e robustez. Sua força pode puxar cargas de até 500kg além de carregar em seu bagageiros um peso distribuído de 120kg. Não é barato, mas a tecnologia presente neste modelo surpreende. O motor mostra suas
qualidades principalmente nas dificuldades de terreno acidentado em que a força é necessária.

O quadriciclo é o único da categoria totalmente automático com Ultramatic considerado o melhor sistema de transmissão de ATV. Único de sua categoria com freio-moto, para descida nas quatro rodas, é ideal para grandes declives no campo em que a superfície do chão está úmida. Basta acionar um botão e trocar de 4X2 para 4X4.

Outro detalhe que chama bastante a atenção é o sistema simples e rápido de trocar a tração de 4x2 para 4X4 bastando somente acionar um botão no guidão. A suspensão dianteira é do tipo trapézio independente, que mantém os pneus em contato com o solo de uma forma mais consistente e prolongada.

PODE VIRAR UM PEQUENO TRATOR

As grelhas de carga e a barra de transporte dianteira com acabamento estriado são superduradouras e podem transportar uma  carga com um incrível peso total até 120 kg (40kg à frente e 80kg atrás). Ou então, engate um reboque e transporte cargas até 500kg. Para quem quer transformar seu quadriciclo em um veículo multiuso a Yamaha dispõe de diversos acessórios para utlização no campo como guinchos, arados, kits de iluminação e carregadores de bateria.

FICHA TÉCNICA

● Cilindrada: 348 cc
● Freios: dianteiro com dois discos de acionamento hidráulico. Traseiro, com tambor selado
● Motor: 4 tempos, OHC, 2 válvulas, monocilíndrico, com sistema de ignição CDIDc, com partida elétrica e mecânica. Transmissão primária com correia automática e secundária eixo Cardan.
● Câmbio: automático
● Comprimento: 1.984 mm
● Largura: 1.085 mm
● Pneus: dianteiro 25 x 8 e traseiro 25 x 10 por 12"
● Suspensão: dianteira com trapézio independente e traseira com monoamortecedor
Tração: 4x2 e 4X4 com comando no punho
● Tanque de combustível: 13,5 litros
● Cores: verde e azul
● Embreagem: automática
● Peso: 233 Kg
● Preço: R$ 26,9 mil.

TRX FOURTRAX 420

O ronco grave do motor expressa que ele está ali para o que der e vier. E é isso mesmo. Potência máxima de 26,5 CV e torque de 3,09 Kgfm a 5500 rpm. É força e capacidade de tração sufi ciente para, virtualmente, tirar este ATV (AllTerrain Vehicle) de quase todo tipo de terreno.

Embora tenha manete para acionamento de embreagem, esta é automática, ou seja, as marchas podem ser trocadas somente com o acionamento do pé esquerdo. O sistema de câmbio é parecido com o de uma moto, mas para engate da ré é necessário apertar um botão junto ao manete esquerdo. A transmissão fi nal é feita por eixo cardã, tornando-o menos suscetível a manutenções.

PARA UM, MAS COM CARGA

O FourTrax 420 da Honda é projetado para apenas uma pessoa e pode ser perigoso andar em dupla sobre ele. Para fazer com que o piloto fique mais seguro no quadriciclo, o sistema de aceleração é do mesmo tipo utilizado nos jet skis, ou seja, é por meio de uma aleta acionada pelo polegar da mão direita.

Acelera rápido, é robusto, dificilmente apresenta pane e, nos casos mais difíceis, basta acelerar que ele sai do atoleiro. Há duas versões, uma 4x2 e outra 4x4. Pode rebocar até 385 Kg e já vem com dois bagageiros para o transporte de carga. O dianteiro suporta 30 Kg e o traseiro 60 Kg.

FICHA TÉCNICA

● Motor: OHV, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a líquido
● Alimentação:  Injeção eletrônica
● Potência: 26,5cv a 6.000 rpm
● Torque: 3,09 Kgfm a 5500 rpm.
● Cilindradas (cm3): 420, 2 cc
● Torque (Kgf.m): 3,1
● Altura (mm): 1.148 -
● Largura: 1172
● Comprimento: 2055
● Tanque: 13,3 litros e (3,7 de reserva).
● Peso: 254 kg
● Câmbio: 6 marchas 6
● Peso: 385 kg
● Suspensão: braços independentes na dianteira, suspensão traseira tem eixo rígido monoamortecido
● Freios: dianteiro a disco e traseiro a tambor
● Reboca até: 385 Kg
● Carga: 220 Kg (combinando peso do piloto e carga).
● Preço: sugerido de R$ 17.390,00 (4x2) e 19.490,00 (4x4), sem frete incluso.
● Cores: verde e vermelho


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