Notícias



ClassiDiário

Ferramentas simples e gratuitas para limpar pen drives infectados

A praticidade dos drives portáteis para levar informações de uma máquina para outra abre espaço para levar junto uma série de vírus

11/11/2013 - 09h54min

Atualizada em: 11/11/2013 - 09h54min


Eles são uma mão na roda para transportar arquivos. Cada vez menores em tamanho e maiores em capacidade, os pen drives de hoje em dia são capazes de armazenar mais informações do que caberiam na memória de alguns computador da década passada.

Mas a praticidade dos drives portáteis para levar informações de uma máquina para outra abre espaço para levar junto uma série de vírus que podem danificar seu computador.

Kaspersky Virus Removal Tool

Seja para as infecções que contaminam a função auto-executável (autorun) do pendrive ou àquelas que transformam todas as suas pastas em atalhos inúteis, a ferramenta de remoção de vírus da Kapersky, uma das mais reconhecidas marcas de antivírus do mercado, é uma ótima opção.

Gratuito e com uma interface prática e simples, o software pode ser utilizado para escanear qualquer parte do computador.

Acesse e baixe

www.kaspersky.com/antivirus-removal-tool

Ao acessar o link acima, você vai encontrar duas versões do software. A número dez está disponível em Português. Quando terminar o download, conecte o pen drive no computador e instale a ferramenta. Na tela inicial, na aba "verificação automática", o programa irá listar os drives da sua máquina. Marque a caixa correspondente ao pen drive. Se ele estiver infectado, é provável que tenha contaminado o PC também. Por isso, é recomendado marcar os demais compartimentos (C, D e outros). Feito isso, clique em "iniciar verificação". Ao detectar uma ameaça, o software irá emitir um alerta e você poderá eliminar os arquivos atacados pelo vírus.

Infectar o autorun dos pen drives é uma tática comum dos criadores de vírus para contaminar computadores. Eles usam a função de auto-execução para rodar um arquivo que espalha seu código malicioso assim que a mídia é conectada à porta USB. Uma aplicação gratuita e útil para prevenir esse tipo de ameaça é o Panda USB and AutoRun Vaccine.

A ferramenta é capaz de imunizar tanto o PC quanto o pen drive. Na tela inicial, o programa mostra os botões com as duas opções.

O aplicativo reconhece caso haja mais de uma entrada USB na máquina, portanto, é possível escolher aquela em que está o pendrive a ser vacinado. Ele também detecta automaticamente novos dispositivos inseridos e abre uma janela para realizar a vacina. Discos rígidos portáteis também podem ser imunizados. Panda USB Vaccine

Acesse e baixe

www.baixaki.com.br/download/panda-usb-and-autorun-vaccine.htm

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias