Notícias



Noite feliz e saborosa

Dicas para uma ceia caprichada na noite de Natal

Profissionais do Senac e da Unisinos ensinam a evitar desperdício e caprichar no sabor

18/12/2013 - 10h01min

Atualizada em: 18/12/2013 - 10h01min


A esta altura, já está tudo combinado: quem ficará responsável por garantir a ave natalina, quem fará a tradicional farofa. Ao anfitrião caberá a tarefa de providenciar as bebidas e a sobremesa. No mais, a noite do próximo dia 24 será para celebrar a data máxima da família, diante uma mesa bem caprichada.


Muita gente costuma se cotizar para que a ceia de Natal seja farta, e não sobrecarregue o orçamento de ninguém. Para que a celebração seja um sucesso, é importante trabalhar bem a organização da festa. Definindo o número de pessoas e o que caberá a cada familiar, evita-se atropelos e exageros. Em busca de dicas para facilitar o preparo da ceia, o Diário Gaúcho foi atrás de profissionais do Senac e da Unisinos. Confira:


Acerte nas porções e evite desperdício


Professor do curso de Gastronomia do Senac, Rodrigo Camara explica que, para preparar uma ceia de acordo com o número de pessoas que vão participar, é preciso considerar a quantidade de 300g de carne de ave por pessoa:


- Um peru com 4kg ou 5kg, por exemplo, serve de seis a oito pessoas, entre adultos e crianças. Já um chester, que pesa entre 3kg e 3,5kg, pode servir entre quatro e cinco pessoas.


A definição da quantidade leva em conta que as aves são oferecidas com acompanhamentos, como arroz, farofa e salada. Para evitar o desperdício, o professor informa as quantidades:


- O cálculo de arroz (medido cru) é de 50g por pessoa. Já a quantidade de farofa é de 100g e salada, entre 50g e 100g.


ANTECIPE E FIQUE TRANQUILO


Para evitar o excesso de atividades no dia da festa, Rodrigo sugere que o peru seja assado no dia anterior e levado à geladeira. Aí, pouco antes da hora de servir, basta levar ao forno (160ºC). A maioria das aves já vem temperada e basta preparar uma farofa para rechear. O tempo de forno geralmente é de uma hora e meia (a 180ºC) coberto por papel alumínio, a ser retirado faltando 30 minutos, para dourar.


Há quem esteja terceirizando a tarefa: padarias oferecem seus fornos. Se for apenas para assar, o valor varia entre R$ 20 e R$ 30.


Atenção para o recheio


Na padaria da Maria de Fátima Galhardo, 20 clientes garantiram espaço no forno:


- As pessoas não têm tempo e pedem para assar por causa do calor. Um dia antes nos trazem, assamos e eles decoram em casa.


O padeiro e confeiteiro Luis Ricardo da Silveira Lama garante que em cada fornada são assadas 20 aves. E dá a dica:


- Antes de rechear, não dá para esquecer de tirar o saquinho de miúdos que vem dentro da ave. Para o recheio, pega-se uma farofa pronta e incluir calabresa e bacon.


Rodrigo completa que a farofa e a salada também podem ser feitas na véspera. As folhas verdes devem ser lavadas e levadas à geladeira num recipiente com tampa.


Maionese de leite é boa alternativa


Quem deixava de fazer salada de batatas com maionese por medo de algum risco de intoxicação alimentar, pode trocar a maionese feita com ovo pela receita à base de leite. Basta levar ao liquidificador um pouco de leite (50ml) e, em velocidade baixa, acrescentar, aos poucos, óleo de soja até obter consistência. O tempero sugerido é sal e tempero verde.


Em relação às batatas, o professor recomenda que, depois do cozimento, devem ser refrigeradas logo, de preferência numa travessa, espalhadas.


Água e gelo no isopor


Professor da escola politécnica da Unisinos, Gabriel Meneghetti Faé Gomes afirma que, para gelar a bebida mais rapidamente (uma hora, no mínimo) a recomendação é colocar a bebida num isopor com gelo e água (de dois a três sacos de gelo e completar com água). Ele explica que a melhor maneira de tirar o calor da bebida é quando ocorre a mudança de fase. No congelador, por exemplo, o ambiente é gelado, mas isso não ocorre.


O sal, assim como o álcool, com água e gelo, truques conhecidos, também deixam a temperatura mais baixa. O gelo passa a líquido em 0ºC. Com o sal, o gelo passará a líquido com temperaturas entre -1ºC ou -2ºC.


Ardiles Dalsant, que tem um bar e restaurante no Bairro Azenha, alerta:


- Evite a geladeira, que se abre toda hora e a bebida não gela. O ideal é colocar num isopor com bastante gelo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias