Notícias



Alerta para 2014

Número de casos de dengue cresce 250% em 2013 no Rio Grande do Sul

Quantidade saltou de 121 confirmações em 2012 para 424 neste ano

18/12/2013 - 14h52min

Atualizada em: 18/12/2013 - 14h52min


O número de casos confirmados de dengue subiu 250% no Rio Grande do Sul em 2013. Conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, foram 121 contaminações pelo vírus em 2012 e 424 neste ano. A medição foi feita entre 30 de dezembro de 2012 e 14 de dezembro de 2013.

> Confira mitos e verdades sobre a dengue

A secretaria investigou, no período, 2.341 notificações. Dos casos confirmados, 229 deles são autóctones, ou seja, contraídos em território gaúcho. Em novembro, um paciente de São Domingos do Sul, no Norte, acabou morrendo após contrair a doença em uma viagem à Bahia. Foi o único óbito pela doença no ano, conforme a Saúde.

O pico de contaminações pela dengue ocorreu na décima semana epidemiológica, no mês de março, com 40 casos. Os homens acabaram mais infectados que as mulheres - 222 contra 202 - e a faixa etária mais atingida vai dos 30 aos 39 anos, com 87 casos confirmados.

Em Porto Alegre, foram 151 casos autóctones, o primeiro detectado na quinta semana epidemiológica (entre janeiro e fevereiro) e 69 importados de outras regiões. O segundo município mais afetado pela doença foi Santa Rosa, no Noroeste, com 49 casos confirmados.

COMO SE PREVENIR?

- A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

 - A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

- Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

- A dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, urnas de cemitério, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

- É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

SAIBA MAIS

Como é o mosquito da dengue?
O inseto é um pernilongo escuro com listras brancas e costuma picar durante o dia.

Como o inseto é infectado?
O Aedes aegypti somente se infecta com o vírus da dengue ao picar uma pessoa com a doença, então o mosquito passa a transmitir o vírus.

Quais os principais sintomas?
A dengue clássica se manifesta assim:
99% das pessoas apresentam febre durante cerca de sete dias com início abrupto
60% têm dor de cabeça frontal severa, dores nas articulações e músculos
50% têm dor atrás dos olhos
50% têm prostação, indisposição, perda de apetite, náusea e vômitos.
25% têm manchas vermelhas no tórax e braços.

Os sintomas são parecidos com os de resfriados e gripes?
Sim, mas a dengue se diferencia por não apresentar sintomas respiratórios.

Há tratamento para a doença?
Não existe tratamento específico. Diante a mínima suspeita de dengue não utilize medicamento a base de ácido acetil-salicílico. Beba bastante água e consulte um médico.

Existe vacina contra a dengue?
Ainda não, mas o Instituto Butantan iniciou no mês passado os testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue. Ela está sendo desenvolvida para combater, em uma única dose, os quatro tipos da doença já identificados no mundo.

Quantas vezes a pessoa pode ter a doença?
Como existem quatro tipos de vírus, pode-se adoecer por cada um dos vírus circulantes que está no mosquito, então, a resposta é quatro vezes. Cada tipo confere imunidade.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias