Geral



Crime a 140km/h

Do assalto ao acidente: colisão com morte na freeway foi causada por fugitivo

Na segunda-feira, acidente frontal ocasionou a morte de duas pessoas, uma delas a jornalista Fernanda Hespanhol, que morreu nesta quarta

23/01/2014 - 06h15min

Atualizada em: 23/01/2014 - 06h15min


Acidente ocorreu na manhã de segunda-feira, na freeway

Reincidente no crime e com um histórico de roubos, extorsões e fugas, o apenado Hérito da Costa Lima, 37 anos, foi beneficiado com a progressão do regime fechado para o semiaberto.

A novidade veio poucos dias antes de ele roubar um Xsara Picasso e provocar um acidente - a uma velocidade de 140km/h - no km 51 da freeway, em Glorinha, na segunda-feira, que matou duas pessoas.

No dia 9 de janeiro, Lima recebeu a notícia de que passaria a cumprir pena no anexo da Penitenciária Modular Estadual de Osório, mas 11 dias depois, assim como havia feito em 2006 e em 2010, pulou o muro da prisão para cometer novos delitos.

Desta vez, o criminoso causou a morte de Raimundo da Silva Leyser, 53 anos, e da jornalista Fernanda Hespanhol, 32 anos, grávida de três meses.

Segundo a polícia, o foragido roubou o carro de Leyser às 6h de segunda-feira em um posto de combustíveis de Gravataí e sequestrou a vítima. Em seguida, ingressou na freeway, onde trafegava a 140 km/h, e invadiu a pista contrária, na altura de Glorinha, colidindo violentamente com um Corsa conduzido por José Daniel Borges da Silveira, 35 anos.

A jornalista, namorada de Silveira - que segue internado no Hospital de Pronto Socorro de Canoas em estado regular -, estava na carona e não resistiu. Ela morreu na manhã desta quarta-feira, no Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre. Leyser
morreu logo após o acidente, na manhã de segunda-feira.

- Ele será indiciado por latrocínio (roubo seguido de morte), homicídio doloso (com dolo eventual) e lesões corporais. Nas informações que colhemos, ele vinha a 140 km/h. Pelos resultados visíveis, comprovamos que a velocidade era altíssima. Quanto ao latrocínio, está bem caracterizado. Houve assalto, sequestro e o acidente acabou em morte - afirma o delegado Paulo Prado, da 2ª DP de Gravataí.

Penas de criminoso somam 17 anos e 20 dias de detenção

Sem grandes ferimentos, Hérito foi internado no Hospital Vila Nova, zona sul da Capital, e está sob custódia da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Quando tiver alta, será transferido para o Presídio Central.

A ficha criminal dele, consultada por Zero Hora, informa que as quatro penas acumuladas somam 17 anos e 20 dias de detenção, que começaram a ser cumpridas em setembro de 2005 e deveriam terminar em abril de 2023. Ao todo, ele ficou 115 dias foragido, em 2006 e em 2010.

Quando estava na rua, Hérito aproveitou para consumar assaltos. Em 21 de dezembro 2011, ele roubou a motocicleta de um homem em Balneário Pinhal e forçou a vítima a seguir até Cidreira, onde foi deixada na beira da praia.

Em dezembro de 2006, o bandido, que morava em Capão da Canoa, usou o nome do irmão morto para tentar escapar de um flagrante de furto de 37 quilos de fios da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), em Tramandaí, mas acabou condenado.

Procurada, na quarta-feira, a Vara de Execuções Criminais (VEC) de Osório disse que o juiz responsável por beneficiar Hérito com a progressão de regime não poderia atender aos pedidos de entrevistas.

*Colaborou José Luis Costa


MAIS SOBRE

Últimas Notícias