Geral



Crime a 140km/h

Foragido que provocou acidente na freeway havia cometido outro sequestro na mesma noite

Colisão entre veículos provocada pelo apenado matou duas pessoas na última segunda-feira

24/01/2014 - 21h44min

Atualizada em: 24/01/2014 - 21h44min


Jaqueline Sordi
Enviar E-mail
Acidente ocorreu na manhã de segunda-feira, na freeway

Horas antes de roubar um Xsara Picasso e provocar o acidente que terminou em duas mortes no km 51 da freeway, na manhã última segunda-feira, o apenado Hérito da Costa Lima, 37 anos, havia cometido outro crime. Durante cerca de três horas e meia - das 2h30 às 5h30 da madrugada do mesmo dia - outro casal esteve sob a mira do assaltante.

As informações, divulgadas na tarde de ontem pelo delegado Paulo Prado, da 2ª DP de Gravataí, auxiliam a polícia a reconstituir as horas que antecederam o acidente que tirou a vida de Raimundo da Silva Leyser, 53 anos, e de Fernanda Hespanhol, 32 anos e grávida de três meses.

Durante uma rápida parada em Osório, as primeiras vítimas, um casal que retornava do Litoral para Porto Alegre, foram surpreendidas pelo foragido. Hérito rendeu os dois e os colocou dentro do veículo - também um Xsara Picasso. Por mais de três horas, o bandido apontou a arma para a mulher, enquanto dava as direções para o marido dela, que dirigia o carro.

Em depoimento à polícia, o casal conta que o ladrão pedia para ir a Capão da Canoa. Depois de alegar que estava com falta de gasolina, o condutor do veículo foi autorizado a ir para um posto de gasolina, ainda em Osório. O estabelecimento estava fechado, mas o vigia local deu direções de um outro posto que estaria aberto na madrugada.

Reparando que o ladrão aparentava estar sob efeito de drogas, o motorista o distraiu e pegou novamente a freeway em direção à Capital, afirmando a Hérito que estava trafegando no sentido oposto. Em determinado momento, o foragido teria dormido no carro, o que permitiu o condutor a abrir e fechar rapidamente a porta do veículo, acionando, assim, o alarme antifurto.

Este tipo de sistema faz com que o veículo pare poucos metros depois. Com esta parada, e alegando que a gasolina havia terminado, o casal se livrou do assaltante, que, antes de sair a pé pela estrada, roubou os pertences das vítimas. Poucos minutos depois, em um posto de gasolina de Gravataí, o assaltante teria encontrado sua próxima vítima.

Relembre o acidente

Por volta das 6h da última segunda-feira, uma colisão frontal entre dois carros deixou duas pessoas feridas e matou outras duas no km 51 da freeway, próximo ao acesso de Glorinha.

Segundo a polícia, o foragido Hérito roubou o Xsara Picasso de Raimundo da Silva Leyser às 6h de segunda-feira em um posto de combustíveis de Gravataí e sequestrou a vítima. Em seguida, ingressou na freeway, onde trafegava a 140 km/h, e invadiu a pista contrária, na altura de Glorinha, colidindo violentamente contra um Corsa conduzido por José Daniel Borges da Silveira, 35 anos. No carona estava sua namorada, Fernanda Hespanhol, que ficou gravemente ferida e morreu na manhã de quarta-feira.

O dono do Xsara Picasso morreu logo após o acidente, na manhã de segunda-feira. Daniel ficou ferido e segue internado no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) em estado regular. Hérito foi internado no Hospital Vila Nova, zona sul da Capital, com ferimentos leves. Será transferido para o Presídio Central quando tiver alta.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias