Notícias



Estojos vazios

Feira de material escolar em Porto Alegre é cancelada

Nenhuma empresa manifestou interesse em participar do processo de licitação da prefeitura

05/02/2014 - 20h57min

Atualizada em: 05/02/2014 - 20h57min


Conseguir algum desconto na hora de abastecer os estojos e as mochilas para o ano letivo não será uma tarefa simples este ano.

Quem aguardava a tradicional Feira do Material Escolar em Porto Alegre para comprar os itens pedidos na lista terá de se contentar em pechinchar nas livrarias.

A Secretaria de Produção, Indústria e Comércio (Smic) da Capital cancelou a feira nesta quarta-feira porque nenhuma empresa manifestou interesse no pregão eletrônico lançado pela prefeitura para selecionar a responsável pela venda do material. Um dos motivos para a falta de entusiasmo seria a mudança de local do evento, que tradicionalmente ocorria no Mercado Público. Em razão de incêndio em julho do ano passado, foi transferido para o Popcenter, o Camelódromo. O secretário-adjunto da Smic, José Peres, supõe também que os preços exigidos na licitação não foram atrativos.

- A cesta básica de material escolar subiu cerca de18% e os produtos oferecidos deveriam ter até 6% de acréscimo, para realizarmos a feira com o menor valor possível para a população de baixa renda. Talvez as empresas não tivessem condições de chegar ao preço que estimássemos ser interessante - argumenta.

Um contrato emergencial também não atraiu interessados. Por enquanto, não há previsão de uma nova edição da feira ainda em 2014, porque não haveria tempo de realizar outro processo licitatório antes do início das aulas, no próximo dia 24 para as escolas estaduais e no dia 26 para as municipais. A feira deste ano já havia sido adiada devido a atrasos no processo de licitação e estava programada para ser realizada entre 7 e 15 de março.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias