Notícias



Fé e devoção

Festa dos Navegantes sai com ou sem greve dos ônibus

A tradicional procissão e as missas devem sair mesmo com o impasse do transporte público, garante a organização da festa

01/02/2014 - 10h04min

Atualizada em: 01/02/2014 - 10h04min


Fiéis partirão da Igreja do Rosário, no Centro de Porto Alegre. A festa começa às 7h da manhã

Mesmo sem saber se haverá greve dos ônibus em Porto Alegre, a organização da 139ª edição da festa de Nossa Senhora dos Navegantes espera que os 160 mil fieis programados para a procissão compareçam ao evento deste domingo, que inicia às 8h.
Segundo o organizador da festa, Juarez Vasques, apesar de a Capital viver o impasse do transporte público, o evento é estadual.

- Esperamos público de todas as partes. Muitos virão da Região Metropolitana e do interior. Então, a festa está garantida - afirmou.

Juarez teme mais pelo calorão anunciado pelos meteorologistas, com temperaturas acima dos 35ºC. A organização distribuirá copos de água à população ao longo dos cerca de 5km de procissão, que inicia na Rua Vigário José Inácio, no Centro, e segue até a paróquia Nossa Senhora dos Navegantes.

A imagem da Santa segue exposta próximo ao altar da Igreja Nossa Senhora do Rosário. No domingo, às 7h, está programada uma missa no local antes do início da procissão. Às 10h, haverá uma missa campal na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes.

Serviço
Antes da procissão haverá missa na Igreja do Rosário, às 7h. O retorno da imagem ao santuário inicia às 8h.

A procissão terá cerca de 5km saindo da Rua Vigário José Inácio e seguindo pela Avenida Otávio Rocha, Rua Doutor Flores, Praça Rui Barbosa, Avenida Mauá, Avenida Presidente Castelo Branco até chegar à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes.

A missa campal está marcada para às 10h e será celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.

Depois da celebração, os fiéis poderão chegar próximo à imagem de Nossa Senhora dos Navegantes. Às 20h, o 11º BPM da Brigada Militar retornará com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes ao interior do santuário.

Duas bandas, uma de música sertaneja e outra de pagode se apresentarão das 20h30min às 22h15min na área externa do santuário.

O encerramento da festa está previsto para 23h.

Dicas
A equipe organizadora da festa preparou dicas que podem ser uteis para quem pretende participar da procissão. Confira:

Use roupas folgadas e calçados confortáveis;

Leve garrafinhas com água. No calor e durante a caminhada é importante hidratar o corpo;

Use boné ou chapéu para proteger-se do sol;

Não faça a procissão descalço! O asfalto é muito quente e queima os pés;

Muito cuidado com crianças, que deverão estar sempre juntas dos seus pais ou responsáveis, de mãos dadas para evitar se perderem;

Coloque no bolso da roupa das crianças e das pessoas idosas um papel com o endereço e telefone de um familiar ou pessoa responsável;

Na chegada ao Bairro Navegantes, após a missa, a imagem da Virgem dos Navegantes ficará na praça central. Todos terão oportunidade de chegar próximo a imagem para suas orações.

Uma equipe da Irmandade e voluntários estará junto a imagem organizando a entrega de velas e flores.

Oração da Nossa Senhora dos Navegantes
Senhora dos Navegantes,
sois ideal e estímulo para uma vida perseverante de amor a Deus e de bondade para com o próximo. Sois a "mais alta realização do Evangelho e o modelo perfeito do cristão". Sois cheia de graça e bendita entre as mulheres.
Todas as gerações vos proclamam bem aventurada porque voz fizestes a serva do Senhor. Dai-nos sempre vontade decidida de melhor buscar, conhecer e seguir Cristo.
Amém

(oração repassada pela organização da festa de Porto Alegre)


MAIS SOBRE

Últimas Notícias