desabilitada Geral



Reflexo instintivo

'Passou de tudo na minha cabeça', diz motorista que pulou de um caminhão que caiu em barranco de 20 metros

Natural de Santa Maria, José Fernando Belmiro dos Santos está no Hospital Universitário e passa bem

23/02/2014 - 15h58min

Atualizada em: 23/02/2014 - 15h58min


Na quinta-feira, três guinchos do Detran retiraram caminhão de barranco

O costume de ir e vir pelas estradas de Santa Maria e região reservou, na última quarta-feira, uma ingrata e nada agradável surpresa ao motorista José Fernando Belmiro dos Santos, 32 anos. Pouco depois das 15h30min, Santos dirigia o caminhão da empresa para o qual trabalha, que na ocasião transportava grãos de arroz, quando, ao tentar fazer uma curva na altura do quilômetro 318 da BR-158 (próximo da Bita Pinhal, em Itaara), em direção a Santa Maria, veio o inesperado:

_ Apertei o freio e apertei de novo. E nada. Acho que apertei, pelo menos, uma nove vezes o freio. O meu pavor foi quando vi que ele (freio) não respondia.
Em meio a um misto de desespero e de medo e com a proximidade da curva, Santos diz que só enxergava uma saída: pular do caminhão.

_ Quando vi que não venceria a curva, pensei: já que não tem outro jeito, vou ter de pular do caminhão. Foi tudo muito rápido. Pensei o mais rápido possível para poder sair daquela situação. E foi o que eu fiz. Abri a porta do caminhão e fiquei, ligeiramente, na ponta do caminhão, aí, abri as pernas e os braços e pulei de olhos abertos. Pensei: é isso ou morrer.

Do momento em que eu pulei até a minha queda, passou de tudo na minha cabeça: minha mulher, minha família _ recorda o caminhoneiro.
Após pular do caminhão, o veículo dirigido por Santos despencou de um barranco com altura de cerca de 20 metros. A decisão de deixar a carroceria do caminhão foi vista como um sinal de valentia por aqueles que prestaram socorro ao homem de 32 anos:

_ O pessoal que me atendeu me disse que, se eu não tivesse pulado, eu teria morrido.
Sob o olhar atento da mulher, Ana Claudia Pires Costa, 25 anos, Santos ainda se recupera no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Contudo, lembrando o que passou, o caminhoneiro, agora, é só tranquilidade:

_ Tive algumas fraturas na perna e passei por cirurgias, mas, agora, está tudo bem. E, se Deus quiser, vou me recuperar rápido.
A Polícia Rodoviária Federal ainda não sabe o que causou o acidente. O veículo foi retirado do localna última quinta-feira com o auxílio de três guinchos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias