Notícias



Balada Segura

Operação conjunta flagra motoristas fazendo racha em Porto Alegre

Motos e carros irregulares usados pelos infratores foram recolhidos na Avenida Ipiranga

07/03/2014 - 01h33min

Atualizada em: 07/03/2014 - 01h33min


Durante a fiscalização, 41 veículos foram apreendidos

Condutores de carros e motocicletas foram flagrados fazendo racha na zona leste de Porto Alegre entre a noite desta quinta e a madrugada de sexta-feira. Eles foram o alvo de uma ação conjunta que envolveu Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Detran, Brigada Militar e Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic). Nas mais de cinco horas de fiscalização da Balada Segura, foram abordados 183 veículos - 41 deles foram recolhidos, e 93 autos de infração foram gerados por diferentes irregularidades.

O gerente de fiscalização da EPTC, Paulo Gumercindo Machado, relata que a região é monitorada há aproximadamente um mês. Além da prática de racha, foram constatados direção perigosa, motoristas embriagados (pelo menos quatro), adolescentes ao volante e condutores sem documentação. Entre as 23h e as 3h30min, as equipes de fiscalização ficaram nas vias Ipiranga, Cristiano Fischer, Frei Germano e Ceres - regiões nas quais existem reclamações de moradores.

- Chegamos cedo e começamos o monitoramento. É a primeira vez neste ano que fizemos o "congelamento de área", mas há outras regiões que estão sendo cadastradas - conta Machado, ressaltando que 40 agentes da EPTC atuaram na operação.

Adelto Rohr, diretor institucional do Detran, avalia o trabalho que integrou diferentes órgãos como educativo e importante no contexto das ações que buscam mais segurança no trânsito.

- Avaliamos como positivo dentro do nosso propósito - diz Rohr, salientando a grande quantidade de irregularidades encontradas.

A BM integrou o trabalho para assegurar uma operação tranquila. Apenas um condutor se exaltou e rasgou o auto de infração que era feito pelo agente de trânsito, que foi empurrado. Como não atendeu o pedido de um policial para que se acalmasse, o motorista foi encaminhado para 15ª Delegacia da Polícia Civil.

- Nossa função é, prioritariamente, garantir a segurança de quem trabalha na operação e de quem é fiscalizado. Mas também autuamos - explica o sargento Morem, do Grupo de Trânsito (GTran) do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Um posto de combustíveis na região foi autuado pela Smic por permitir que pessoas ingerissem bebidas alcoólicas em suas dependências.

O QUE DIZ A LEI

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), "participar, na direção de veículo automotor, em via pública, de corrida, disputa ou competição automobilística não autorizada pela autoridade competente, desde que resulte dano potencial à incolumidade pública ou privada" pode resultar nas seguintes penas: "detenção, de seis meses a dois anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor".


MAIS SOBRE

Últimas Notícias