Notícias



Programa federal

Em visita ao RS, ministro diz que Mais Médicos cumpriu meta e resistências eram "corporativas e políticas"

Arthur Chioro participa do encerramento da semana de acolhimento dos profissionais

17/04/2014 - 09h44min

Atualizada em: 17/04/2014 - 09h44min


O ministro da Saúde, Arthur Chioro, considera vencidos os problemas referentes ao programa Mais Médicos. Na manhã desta quinta-feira, ele está no Rio Grande do Sul, onde participa do encerramento da semana de acolhimento dos profissionais que começam a atuar no Estado.

Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o ministro ressaltou que, com o quarto ciclo do programa, foi cumprida a meta do governo federal de levar 13.235 médicos a municípios brasileiros, sobretudo os localizados em regiões vulneráveis. A atuação desses profissionais impacta na assistência de 45,6 milhões de pessoas.

Em relação aos questionamentos sobre o programa, Chioro diz que foram superados. Para o titular do Ministério da Saúde, as resistências foram "corporativas e políticas". O ministro diz que ficou clara a falta de médicos no país e a qualidade dos profissionais vindos de Cuba, diferente do que falaram conselhos de medicina e sindicatos.

- Os médicos cubanos são funcionários públicos, têm direitos trabalhistas e previdenciários (em seu país). Eles têm uma missão no Brasil - ressaltou Chioro, ao dizer que o programa não se trata de "trabalho escravo".


MAIS SOBRE

Últimas Notícias