Notícias



Tradicionalismo para turista ver

Acampamento Farroupilha Extraordinário para a Copa já recebe os primeiros ocupantes

Visitantes poderão participar de atividades que envolvem tradição gaúcha

28/05/2014 - 10h02min

Atualizada em: 28/05/2014 - 10h02min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Marcelo Oliveira / Agencia RBS
Valter Xavier dos Santos já está acomodado no acampamento

Os turistas que estiverem durante a Copa do Mundo em Porto Alegre poderão conferir os costumes da tradição gaúcha no Acampamento Farroupilha Extraordinário. Dentro do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, estão sendo erguidos 76 galpões em piquetes que oferecerão atividades e oficinas aos visitantes de 12 de junho a 13 de julho.

O público terá a chance de conhecer a fundo o universo da cultura gaúcha por meio de detalhes da indumentária, música e dança até os itens mais saborosos da culinária gaudéria. No intervalo dos jogos, os visitantes poderão aprender a fazer churrasco, chimarrão e arroz de carreteiro.

Embora seja uma estrutura menor que a montada para os festejos da Semana Farroupilha, 600 pessoas trabalham para deixar tudo pronto até o dia 11, quando a área será aberta ao público. Mesmo em montagem, o espaço já tem despertado a curiosidade de argentinos e uruguaios que têm circulado pelo parque, segundo o coordenador de segurança do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Euclides da Silva Filho.

Receber bem

Desde a semana passada acampado, ele garante que todos estão empenhados em receber bem os 80 mil turistas que, segundo sua previsão, devem circular pelo evento até o fim do Mundial. Os tradicionalistas já passaram por capacitação para atender e repassar informações, dicas de atrativos da cidade, além de noções de segurança alimentar e segurança pública.

Para facilitar a comunicação e o deslocamento dentro do parque, a Secretaria Municipal de Turismo vai disponibilizar intérpretes de inglês, espanhol e francês e guias turísticos. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, orientações e inscrições para as oficinas ocorrerão no Galpão da Hospitalidade, que ficará bem na entrada do acampamento. Haverá atividades pagas e gratuitas.

Tradicionalistas ficam acampados até setembro

Integrante do Piquete Panela de Gancho, o aposentado Valter Xavier dos Santos vai esperar os visitantes com um sopão gaudério feito com abobrinha, aipim e cenoura. Preparado em uma panela de 250 litros, será servido em xícaras gratuitamente. De lembrança, os turistas ganharão uma mala de garupa.

Os mimos, conforme Valter, são para que o turista tenha uma boa impressão do Rio Grande do Sul.

- É fundamental atender bem, já que as obras estão mal acabadas - compara.

Na manhã de terça-feira, Valter preparava café de chaleira no fogo de chão para amenizar o frio, enquanto fervia charque para o carreteiro servido aos operários no almoço.

A rotina campeira no parque não acabará com a Copa. Euclides e Valter vão abrir mão do conforto do lar para permanecer acampados no parque até o fim da Semana Farroupilha, em 30 de setembro. Segundo Valter, todos os 76 galpões ficarão com pelo menos um integrante dos piquetes para fazer a segurança do local.

Visite:
Acampamento Farroupilha Extraordinário
Quando: de 12 de junho a 13 de julho
Onde: Parque Maurício Sirotsky Sobrinho
Quanto: entrada gratuita no parque. Haverá oficinas pagas e gratuitas
Auxílio: guias e intérpretes para acompanhar os visitantes aos galpões


MAIS SOBRE

Últimas Notícias