De gala
Dezesseis meninas da Zona Leste terão debut dos sonhos graças à iniciativa de PMs
O 19º Batalhão da Polícia Militar promove pelo segundo ano consecutivo um baile de debutantes para meninas da Zona Leste
Dezesseis meninas da Zona Leste da Capital, de locais como Lomba do Pinheiro e Morro da Tuca, estão vivendo dias de sonho graças a uma iniciativa do 19º Batalhão da Polícia Militar. Pelo segundo ano consecutivo, o grupamento está promovendo um baile de debutantes para meninas da comunidade.
Mas a festa é só parte de tudo que é oferecido às garotas. Desde o início do mês, elas participam de palestras sobre temas como planejamento familiar, inserção no mercado de trabalho, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção da gravidez, além de fazerem cursos (como de etiqueta e maquiagem) e atividades externas. No tour, estão locais como o Museu de Ciências e Tecnologia da Puc, o Palácio Piratini e passeios no Cisne Negro e no ônibus de turismo da Capital.
Vão ganhar até book
O baile será no dia 7 de junho, no Clube dos Subtenentes e Sargentos da Brigada Militar, no Bairro Partenon. Os preparativos são muitos: bolo, coquetel, roupa, sapato, maquiagem e cabelo. As debutantes vão entrar acompanhadas dos alunos do Colégio Tiradentes. A tradicional valsa será guiada pelos acordes da banda da Brigada Militar.
Cada adolescente terá direito a cerca de 30 convites, para levar familiares e amigos. Para recordar esse momento tão especial, elas ainda vão ganhar um book com 25 fotos e um DVD, com o registro dos melhores momentos do baile e também das atividades.
- O projeto é feito com muito carinho. Ele não seria possível sem a ajuda de tantos parceiros e padrinhos, que doam tudo que precisamos para a realização da iniciativa - diz a tenente-coronel Nádia Gerhard, comandante do 19º BPM e organizadora do projeto.
Tarde para escolher o vestido
Como o batalhão comemora 16 anos em 2014, 16 gurias foram selecionadas. O pré-requisito foi que as adolescentes estivessem estudando.
Na tarde de quinta-feira, aconteceu um dos momentos mais especiais: a hora de escolher o vestido para o baile. Nas araras, vários modelos de festas que foram disponibilizados para que elas possam usá-los no grande dia.
Para a estudante Stefany de Cardoso Guimarães, 15 anos, moradora da Lomba do Pinheiro, a escolha foi rápida. Ela bateu o olho em um longo branco com bordados e pedrarias e foi logo experimentar. O vestido ficou perfeito, parecia ter sido feito especialmente para ela. A emoção estava estampada no rosto da adolescente, com um sorriso largo e os olhos brilhantes.
- Eu não estou acreditando, o vestido é muito lindo, meu sonho está realizado - disse Stefany.
"Meu coração está acelerado"
A estudante Sashiellen Kerolaine Ferreira, 15 anos, fez aniversário no dia 27 de abril. Ela contou que a comemoração foi ótima, com um almoço com família, mas que o baile de debutantes será uma festa especial.
- O vestido de 15 anos é muito marcante. Estou nervosa, meu coração está acelerado - explicou Sashiellen.
As meninas falaram sobre a experiência de participar das atividades. A estudante Jéssica Luciana de Souza Pinto, 14 anos, está no projeto junto com a irmã gêmea, Jennifer Luana de Souza Pinto. Até agora, o que ela mais gostou de fazer foi acompanhar o adestramento dos cães da Brigada Militar.
- Eu adorei participar do treinamento. Aprendi várias coisas e estou ensinando o meu cachorro - disse, animada.
A estudante Monyse da Silva da Silva Antunes, 14 anos, ficou impressionada com o tema da primeira palestra do projeto.
- O discurso foi sobre a violência contra a mulher, eu achei ótimo. O melhor foi descobrir que existe uma patrulha só para atender às mulheres - contou Monyse.