Notícias



De gala

Dezesseis meninas da Zona Leste terão debut dos sonhos graças à iniciativa de PMs

O 19º Batalhão da Polícia Militar promove pelo segundo ano consecutivo um baile de debutantes para meninas da Zona Leste

23/05/2014 - 10h02min

Atualizada em: 23/05/2014 - 10h02min


Marcelo Oliveira / Agencia RBS
Meninas escolheram vestido na tarde de quinta-feira

Dezesseis meninas da Zona Leste da Capital, de locais como Lomba do Pinheiro e Morro da Tuca, estão vivendo dias de sonho graças a uma iniciativa do 19º Batalhão da Polícia Militar. Pelo segundo ano consecutivo, o grupamento está promovendo um baile de debutantes para meninas da comunidade.
 
Mas a festa é só parte de tudo que é oferecido às garotas. Desde o início do mês, elas participam de palestras sobre temas como planejamento familiar, inserção no mercado de trabalho, doenças sexualmente transmissíveis e prevenção da gravidez, além de fazerem cursos (como de etiqueta e maquiagem) e atividades externas. No tour, estão locais como o Museu de Ciências e Tecnologia da Puc, o Palácio Piratini e passeios no Cisne Negro e no ônibus de turismo da Capital.

Vão ganhar até book

O baile será no dia 7 de junho, no Clube dos Subtenentes e Sargentos da Brigada Militar, no Bairro Partenon. Os preparativos são muitos: bolo, coquetel, roupa, sapato, maquiagem e cabelo. As debutantes vão entrar acompanhadas dos alunos do Colégio Tiradentes. A tradicional valsa será guiada pelos acordes da banda da Brigada Militar.

Cada adolescente terá direito a cerca de 30 convites, para levar familiares e amigos. Para recordar esse momento tão especial, elas ainda vão ganhar um book com 25 fotos e um DVD, com o registro dos melhores momentos do baile e também das atividades.

- O projeto é feito com muito carinho. Ele não seria possível sem a ajuda de tantos parceiros e padrinhos, que doam tudo que precisamos para a realização da iniciativa - diz a tenente-coronel Nádia Gerhard, comandante do 19º BPM e organizadora do projeto.

Tarde para escolher o vestido

Como o batalhão comemora 16 anos em 2014, 16 gurias foram selecionadas. O pré-requisito foi que as adolescentes estivessem estudando.

Na tarde de quinta-feira, aconteceu um dos momentos mais especiais: a hora de escolher o vestido para o baile. Nas araras, vários modelos de festas que foram disponibilizados para que elas possam usá-los no grande dia.

Para a estudante Stefany de Cardoso Guimarães, 15 anos, moradora da Lomba do Pinheiro, a escolha foi rápida. Ela bateu o olho em um longo branco com bordados e pedrarias e foi logo experimentar. O vestido ficou perfeito, parecia ter sido feito especialmente para ela. A emoção estava estampada no rosto da adolescente, com um sorriso largo e os olhos brilhantes.

- Eu não estou acreditando, o vestido é muito lindo, meu sonho está realizado - disse Stefany.

"Meu coração está acelerado"

A estudante Sashiellen Kerolaine Ferreira, 15 anos, fez aniversário no dia 27 de abril. Ela contou que a comemoração foi ótima, com um almoço com família, mas que o baile de debutantes será uma festa especial.

- O vestido de 15 anos é muito marcante. Estou nervosa, meu coração está acelerado - explicou Sashiellen.

As meninas falaram sobre a experiência de participar das atividades. A estudante Jéssica Luciana de Souza Pinto, 14 anos, está no projeto junto com a irmã gêmea, Jennifer Luana de Souza Pinto. Até agora, o que ela mais gostou de fazer foi acompanhar o adestramento dos cães da Brigada Militar.

-  Eu adorei participar do treinamento. Aprendi várias coisas e estou ensinando o meu cachorro - disse, animada.

A estudante Monyse da Silva da Silva Antunes, 14 anos, ficou impressionada com o tema da primeira palestra do projeto.

- O discurso foi sobre a violência contra a mulher, eu achei ótimo. O melhor foi descobrir que existe uma patrulha só para atender às mulheres - contou Monyse.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias