Notícias



Medidas preventivas

Zoológicos gaúchos preparam animais para o inverno

Ar-condicionado, alimentação especial e exercício físico são as saídas para os bichos suportarem bem o frio

23/05/2014 - 18h52min

Atualizada em: 23/05/2014 - 18h52min


Os zoológicos de Gramado, na Serra, e Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana, se preparam para a chegada do frio ao Estado. Para não afetar a saúde dos animais, os dois parques temáticos tomam medidas preventivas relacionadas à alimentação, às atividades físicas, e à climatização dos ambientes dos bichos.

De acordo com o veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do GramadoZoo, além dos exercícios , a dieta dos bichos está sendo reforçada com vitaminas e alimentos mais calóricos.

- Com o frio, o tamanduá-mirim, por exemplo, fica encolhido dentro do recinto. Utilizamos as atividades ocupacionais como forma de estimular a prática do exercício físico e garantir o bem-estar animal - afirma.

Para o biólogo e chefe da seção de zoologia do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, Marcelo Linck, os animais nativos se adaptam com facilidade ao frio, mas algumas das espécies exóticas precisam de um cuidado maior:

- Os animais herbívoros, como camelos e elefantes, além das cobras e dos primatas, são os que mais sofrem com as baixas temperaturas. Por isso nós temos ar-condicionado, palhas de arroz para eles dormirem e uma caixa-ninho (caixa que na parte inferior tem uma gaveta, onde uma lâmpada faz o aquecimento) que ajudam na manutenção do calor.

Segundo os especialistas, a temperatura ideal para os animais fica entre os 20ºC e 30ºC, dependendo da espécie.

* Zero Hora

Renan Stadler / Divulgação Gramadozoo
Tamanduá-mirim sai da estufa para apreciar o seu prato predileto na natureza, um cupinzeiro

MAIS SOBRE

Últimas Notícias