Notícias



Dia do Motorista

Como é andar na linha de ônibus mais longa em estrada de chão da Região Metropolitana

O Diário Gaúcho acompanhou uma viagem para contar como é andar na linha de coletivo municipal mais longa em estrada de chão entre 11 cidades da Região Metropolitana

25/07/2014 - 07h02min

Atualizada em: 25/07/2014 - 07h02min


Mateus Bruxel / Agencia RBS
Lama no Beco da Quebrada, trecho complicado de dois quilômetros onde o ônibus de Volmir entra e retorna

Quando a última ponta de asfalto desaparece na Estrada Acrísio Martins Prates, na localidade de Passo da Areia, em Viamão, é que a viagem do motorista de ônibus Volmir Nunes Jacobsen, 43 anos, começa de verdade. Entre ida e volta, são 92 quilômetros de vias sem asfalto que separam ele e os passageiros da Praia das Pombas, em Itapuã. Na tarde da última quarta-feira, o Diário Gaúcho acompanhou a viagem de Volmir para contar como é andar na linha de coletivo municipal mais longa em estrada de chão entre 11 cidades da Região Metropolitana.

CONFIRA MAIS FOTOS DA VIAGEM NO BLOG DIÁRIO DA FOTO

Linha rural
Motorista e cobrador dos ônibus das linhas rurais de Viamão há 16 anos, Volmir enfrenta diariamente 92 quilômetros de estradas de chão de um total de 102 quilômetros que separam o Centro da cidade e a Praia das Pombas, em Itapuã.
Ele é o responsável pelos horários das 15h10m, do Centro até a Praia das Pombas, e das 17h, no sentido contrário. Na ida, 21 dos 31 passageiros ingressaram nas duas grandes paradas de ônibus da área central da cidade.

- Dos quatro motoristas da linha, sou o único que não mora em Itapuã e faz a corrida ao contrário. Os outros puxam da praia para o centro, retornam e ficam com os ônibus em casa. Afinal, tudo é muito distante para ficar indo e voltando à garagem, no Centro - contou.

Novos ares
Depois de cinco quilômetros de asfalto, nada sobrou da paisagem de concreto que a maioria dos colegas de profissão de Volmir está acostumada a lidar diariamente. Pela frente surgiram vacas, cachorros, paisagens verdes exuberantes e paradas de ônibus em locais curiosos.

Dentro do veículo, que só costuma lotar em dias ensolarados, os passageiros contemplavam a vista ou dormiam - depende da quantidade de quilômetros da viagem.

- Para facilitar a vida deles, quando chove ou tem sol forte, costumo parar na porteira da casa de cada um ou o mais perto que posso para não caminharem muito. A estrada não é boa.

Atoleiro e baldeação
Na tarde da última quarta-feira, chovia fraco há cerca de 12 horas na região. Para a sorte de Volmir e dos passageiros, a chuva que já tinha caído não era capaz de causar a maior dor de cabeça da viagem: atolar o veículo.

- A última vez que atolamos foi há um mês. Choveu a semana inteira e a estrada foi piorando. Quando o ônibus atolou, voltávamos de Itapuã e estava noite. Foi preciso fazer baldeação para seguirmos viagem - recordou Volmir, enquanto cuidava para não cair numa cratera ao lado da estreita pista.

E, apesar da pouca chuva, a lama no Beco da Quebrada, um trecho de dois quilômetros onde o ônibus de Volmir entra e retorna, já começava a causar problemas. Para piorar a situação, uma vala para escoar a água foi aberta ao lado da pista estreita.

- Se o motorista não conhece a linha, pode ficar perigoso à noite - disse Volmir.

Voz alta e velocidade reduzida
Apesar da paisagem fotográfica do lado de fora do veículo, os buracos da estrada acabam tirando a atenção de quem deseja contemplar o visual. São tantas crateras, uma quase em cima da outra, que o ônibus guiado pelo experiente motorista quase deita em determinados trechos para conseguir vencê-las. É preciso manter as mãos firmes ao volante. Junto com ele, gingam também os passageiros.

A velocidade média é de 40km/h, numa troca constante entre a segunda e terceira marchas da embreagem. E o barulho causado pelo atrito do veículo com o terreno cheio de desníveis acaba silenciando quem segue na linha. Para conversar com o colega de poltrona o passageiro precisa falar mais alto, quase gritando.

Há dez anos circulando diariamente no mesmo horário, o funcionário público Paulo Ricardo Nunes, 53 anos, morador de Itapuã, já enfrentou atoleiro, ônibus perdendo roda no caminho e até tanque de combustível furado por conta das dificuldades da estrada. Quando surge um novo motorista na linha, ele até torna-se o copiloto.

- Se uma estradinha está sem condições de passagem, ajudo o motorista a entrar nos desvios - comentou Paulo.

Bergamotas de presente
Entre um sacolejo e outro, Volmir revela que se puder escolher não troca as linhas rurais pelas urbanas da empresa. Vale comer poeira nos dias secos e meter os pneus no barro, quando chove. O motivo são os passageiros:

- São mais próximos, considero como parte da minha família. Sempre ganho um boa tarde ou um agrado, como um pacote de aipim.

Na quarta-feira, foi a vez do agricultor Mauro da Silveira, 63 anos, que há 24 anos anda todos os dias na mesma linha, presentear o motorista com um saco de bergamotas.

- Sempre que posso, trago frutas ou aipim. Já dei até sementinha de abóbora. Eles merecem, pois andam numa estrada muito difícil - justificou.

Afago com café


O motorista de ônibus Volmir Nunes Jacobsen, 43 anos, da Empresa de Transporte Coletivo Viamão
Foto: Mateus Bruxel, Agência RBS


Depois de 1h40min entre trancos e sacolejos, Volmir ganha o maior presente da viagem: o carinho da mãe, Diva Nunes Jacobsen, 64 anos, moradora há 32 anos da Vila de Itapuã. Todas as tardes, ela o espera na última parada da comunidade com a sacola do lanche fresquinho. No dia em que a reportagem estava no ônibus, Diva tinha preparado bolo com raspas de limão e uma térmica com café com leite quente.

- Meu dia ficaria triste se eu não pudesse fazer isso pelo meu filho. Pode estar caindo um temporal que eu venho igual, mesmo ele me ligando antes e pedindo para eu não esperar - disse a mãe, antes de entregar a sacola pelo vidro do ônibus.

Fim da linha
Como boa parte da viagem, o ponto final da linha fica numa área onde predominam a areia e o barro, em frente ao Hospital Colônia Itapuã - distante dez quilômetros da Vila. Como o trajeto, geralmente, leva duas horas, Volmir degusta em segundos os lanches preparados pela mãe.

Previsto para retornar às 17h, acabou saindo com 15 minutos de atraso. Na quarta-feira, regressou ao Centro com dois passageiros e muita chuva.

- Apesar das dificuldades da estrada, não troco esta aventura diária por nada! - concluiu Volmir.

Saiba mais
Viamão tem 70% das vias sem asfalto, cerca de 1,2 mil quilômetros.

As cinco principais estradas de terra de Viamão recebem manutenção da Secretaria Municipal de Agricultura com saibro, patrola e roçadeira a cada 40 dias. Entre elas, a que leva a Itapuã. Porém, não é suficiente para mantê-la sem buracos.

A linha Centro-Praia das Pombas tem dez horários diários de ida e volta, durante a semana. Aos sábados, são cinco. Nos domingo, diminui para quatro - dois de manhã e outros dois à tarde.

As 11 cidades pesquisadas: Viamão, Gravataí, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Guaíba, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Segundo o Sindicato dos Rodoviários da Região Metropolitana, são cerca de 5 mil motoristas de ônibus atuando na Região Metropolitana.

Em Porto Alegre, conforme o Sindicato dos Rodoviários, são 4,3 mil motoristas de ônibus.

Conforme o Detran/RS, até junho deste ano, o Estado tinha 4.493.254 condutores registrados.

Hoje, é celebrado o Dia de São Cristóvão, que é padroeiro dos viajantes e dos motoristas.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias