Notícias



Aventura

Motociclista viajou três meses em uma vespa com o cão ao lado

Estudante saiu do Chile e chegou ao Rio Grande do Sul com a cadela Kiara no sidecar

02/07/2014 - 08h03min

Atualizada em: 02/07/2014 - 08h03min


Gabriela Perufo
Enviar E-mail
Jean Pimentel / Agencia RBS
Joaquin Ignacio Turenne, 25 anos, saiu do Chile com uma Vespa, há três meses, ao lado de Kiara

Chegar à Costa Rica e assistir ao sol nascer no Oceano Atlântico e se pôr no Oceano Pacífico. Foi para isso que Joaquin Ignacio Turenne, 25 anos, saiu do Chile com uma Vespa,  há três meses. Durante dois ou três anos, ele quer viajar por todos os países da América Latina ao lado de sua companheira inseparável: a cadela Kiara, que vai no sidecar.
- Ela era a mascote da nossa família, mas, para mim, é muito mais, ela é minha amiga e minha companheira - conta.
Os dois passaram por Argentina e Uruguai e, no mês passado, chegaram ao Rio Grande do Sul. Devem subir pelo Brasil, passar por outros países (o roteiro não está pronto, mas é certo que cruzará o Panamá) até a Costa Rica, onde Joaquin realizará um sonho: ver o sol nascer em uma praias do Oceano Atlântico e, no mesmo dia, chegar ao litoral do Oceano Pacífico para ver o sol se pôr. Pequeno e estreito, o país da América Central permite isso.

Barraca, saco de dormir e anzol

Enquanto fazia faculdade de Engenharia Comercial em Concón, na província de Valparaíso, no Chile, Joaquin trabalhava, nos finais de semana, como jogador de futebol amador. O dinheiro foi usado para comprar a moto e garantir grana para a viagem. Assim que fez as provas finais no curso, mesmo sem saber suas notas, ele partiu. Ficou sabendo que estava aprovado quando já estava em Córdoba, na Argentina.
Além de uma mochila com roupas e de Kiara, ele carrega uma barraca, um saco de dormir e um anzol.
- Levando essas coisas, tenho casa, onde dormir e como pegar comida, caso seja necessário - explica.

Ajuda de parceiros

Em alguns lugares, como em Santa Maria, ficou hospedado em casas de pessoas que conhece por meio de grupos de colecionadores de Vespas. Em outros, acampa ou trabalha para juntar dinheiro. Desde que saiu de sua cidade natal, já foi assador, garçom, pintor, pedreiro e trabalhou em uma fábrica de tijolos. Ele diz que " aprende rápido" qualquer coisa.
A rota é sempre planejada em cima da hora. Ele procura o lado onde não está chovendo ou uma cidade onde fez contato prévio. Sempre que tem oportunidade, manda e-mails ou telefona para a família.

Aventuras fazem sucesso na rede

As aventuras da dupla são registradas no facebook, na página Kiara y Juaco. No espaço virtual, é possível ver fotos até com o presidente do Uruguai, Pepe Mujica. A página já tem mais de 1,9 mil curtidas.
A previsão é de que a viagem demore três anos. Joaquin diz ser cedo para afirmar o que fará quando voltar ao Chile, mas o desejo é construir um hostel para compartilhar histórias com outros viajantes.
- Eu estou sentindo na pele que existem pessoas boas no mundo, verdadeiros anjos, que nos ajudam quando mais precisamos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias