Vestibular



Ensino técnico

Prazo de inscrição para Sisutec termina nesta sexta-feira

Inscrições devem ser feitas pelo site do programa, onde consta a lista de cursos disponíveis

25/07/2014 - 08h54min

Atualizada em: 25/07/2014 - 08h54min


Termina nesta sexta-feira o prazo para inscrição no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Os interessados podem se candidatar pelo no site do programa, onde também é possível consultar a lista de cursos disponíveis. O Sisutec oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas, particulares e do Sistema S (Senac e Senai).

Nesta edição, serão ofertadas mais de 289 mil vagas. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem ter zerado a redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou privadas como bolsistas integrais. Segundo o último balanço do Ministério da Educação (MEC), até as 19h de quinta-feira, 276,2 mil pessoas haviam se inscrito. Como cada candidato pode optar por até dois cursos, o sistema registrou 528,7 mil inscrições. O mais concorrido é o de técnico do trabalho, com 74,4 mil. Em seguida, aparecem os de técnico em logística, com quase 70 mil, e o terceiro mais procurado é o de técnico em enfermagem, com mais de 47 mil.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês, e as matrículas dos alunos selecionados serão feitas do dia 30 de julho a 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês, e as matrículas ocorrem nos dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o Ensino Médio, independentemente de terem feito o Enem.

Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de Vestibular

O Sisutec foi criado no ano passado como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronetec). O processo seletivo do Ministério da Educação ocorre duas vezes por ano.

Agência Brasil


MAIS SOBRE

Últimas Notícias