Trânsito



Travessia segura

Primeira lombo-faixa de Porto Alegre é implantada na Zona Norte

Faixa de segurança elevada foi instalada na Avenida Lydia Moschetti

29/07/2014 - 17h31min

Atualizada em: 29/07/2014 - 17h31min


Divulgação / PMPA
Faixa elevada é sinalizada com triângulos amarelos

Uma ferramenta de trânsito que prevê maior segurança ao pedestre foi instalada pela primeira vez em Porto Alegre na manhã desta terça-feira. A lombo-faixa implantada na Avenida Lydia Moschetti, Zona Norte, é o piloto de um projeto a ser espalhado pelas ruas da Capital nos próximos meses.

As chamadas lombo-faixas são faixas de segurança elevadas que atendem à nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em nível mais elevado do que o leito da rua, elas atravessarão algumas pistas da cidade e serão indicadas por triângulos amarelos.

- É uma iniciativa para garantir mais segurança às pessoas em suas travessias, na tentativa de reduzir riscos de atropelamentos, que correspondem a 40% dos óbitos no trânsito em Porto Alegre - afirma o diretor da EPTC, Vanderlei Cappellari.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Leia todas as últimas notícias de Porto Alegre 

De acordo com Cappellari, outras lombo-faixas serão instaladas pela cidade. As obras de adaptação das vias terão início pelo Centro Histórico, devido ao grande fluxo de pedestres na região. Os projetos de implantação das faixas elevadas são produzidos pela EPTC e, após a aprovação, seguem para a execução da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov).

Nos primeiros seis meses deste ano, 686 pessoas ficaram feridas em Porto Alegre em  razão de atropelamentos. Das 61 mortes no trânsito registradas na Capital em 2014, 22 foram em decorrência de atropelamentos.

* Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias