Notícias



Pilares da fé

Templo evangélico em SP é um dos maiores do mundo; veja lista

Com base em pesquisas de teólogos, ZH elaborou uma lista com as 14 maiores construções religiosas do mundo, entre elas o Templo de Salomão, da Igreja Universal

30/07/2014 - 19h15min

Atualizada em: 30/07/2014 - 19h15min


Conhecida como o Monte do Templo pelos judeus e cristãos, e Nobre Santuário pelos muçulmanos, a Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, é um lugar sagrado para ambas as culturas e um dos locais mais disputados do mundo. Para o judaísmo, foi no Monte Moriá que ocorreu o sacrifício bíblico de Isaac, e para os muçulmanos é onde aconteceu o sacrifício de Ismael. Foi exatamente nesse local que teria sido erguido o Templo de Salomão, que agora a Igreja Universal reproduz em São Paulo.Templo católico de estilo neogótico situado em Nova York, em frente ao Rockefeller Center, a Catedral de St. Patrick é a sede da Arquidiocese da cidade. Foi construída entre 1858 e 1878 e designada, em 1976, como parte do Registro Nacional de Lugares Históricos e um Marco Historico Nacional dos Estados Unidos.É a maior da Espanha e a terceira maior da Igreja Católica no mundo, atrás de São Pedro, no Vaticano, e São Paulo, em Londres. A Catedral de Sevilha foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987. Sua construção data de 1401, e ela foi edificada após a demolição de uma mesquita. A Catedral de São Paulo é uma igreja anglicana localizada em Ludgate Hill, em Londres, na Inglaterra. É a sede do Bispo de Londres e um dos locais de maior visitação na cidade. Foi nessa catedral que Charles, Príncipe de Gales, casou-se com Lady Diana Spencer, em 1981. A cúpula da catedral é a segunda maior do mundo, só sendo ultrapassada pela Basílica de São Pedro, e dela se tem uma visão ampla de Londres. Templo católico de Barcelona desenhado pelo arquiteto Antoni Gaudí, é considerado por muitos críticos como sua obra-prima e um dos expoentes da arquitetura catalã.O projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudí em 1883, que dedicou 40 anos da vida à obra. A construção foi suspensa em 1936, devido à Guerra Civil Espanhola, e não deve ficar pronta antes de 2026, data que marca o centenário da morte de Gaudí.A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também chamada Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, está localizada em Aparecida, no interior do Estado de São Paulo, e é um dos cinco maiores templos católicos do mundo. Em 1980, o papa João Paulo II abençoou o local, na sua primeira visita ao Brasil. É destino de centenas de milhares de romeiros todos os anos.

HÉLVIO ROMERO / ESTADÃO CONTEÚDO
Erguido em uma área de 35 mil metros quadrados, equivalentes a cinco campos de futebol, ele custou R$ 685 milhões à Igreja Universal

O Templo de Salomão, maior igreja evangélica do Brasil, já é uma das principais construções religiosas do mundo antes mesmo de sua inauguração oficial, marcada para a próxima quinta-feira no bairro do Brás, em São Paulo. Erguido em uma área de 35 mil metros quadrados, equivalentes a cinco campos de futebol, ele custou R$ 685 milhões à Igreja Universal e tem uma área de pavimentos quatro vezes maior que o Santuário de Aparecida, em São Paulo.

A pedido de Zero Hora, dois professores de Teologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul elaboraram uma lista dos principais monumentos religiosos do planeta e incluíram nela o Templo de Salomão, com uma ressalva: de que, nos próximos anos, ele venha a ser palco de acontecimentos marcantes da fé, como tem ocorrido em Aparecida nas visitas dos papas ao Brasil, e não fique restrito apenas à esfera comercial da fé.

Leia todas as notícias publicadas por Zero Hora

Os principais critérios adotados por Érico João Hammes e Luiz Carlos Susin foram as experiências culturais das religiões que empreenderam as obras, o contexto histórico em que elas surgiram e a demonstração de força de seus construtores. Veja a lista:

Basílica de São Pedro
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Maior e mais importante construção religiosa do catolicismo e um dos locais mais visitados do mundo, fica em uma área de 23 mil metros quadrados no Estado do Vaticano e pode abrigar mais de 60 mil pessoas. Situada na Praça de São Pedro, onde ocorrem as nomeações dos papas, recebeu contribuições de artistas como Michelangelo, Rafael, Bernini e Bramante, e é um museu do Renascimento. É neste local que está enterrado Pedro, um dos apóstolos de Jesus Cristo e criador da Igreja Católica. Sua construção teve início em 1506.

Notre-Dame
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico, foi erguida a partir do ano de 1.163. Situada na praça Parvis, em Paris, a catedral é dedicada a Maria - por isso o nome Notre-Dame ou Nossa Senhora - e está ligada à fase de esplendor do estilo gótico. Em 1793, durante a Revolução Francesa, parte da catedral foi destruída e tesouros acabaram saqueados.

Basílica de São Francisco de Assis
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Principal igreja da Ordem Franciscana e Patrimônio da Humanidade desde 2000, a Basílica de São Francisco de Assis, na região italiana da Úmbria, foi construída a partir de 1228, após a canonização de Francisco. Erguida em um local conhecido como colina do inferno - onde os criminosos eram mortos -, ela passou a ser chamada de colina do paraíso. Em 1997, a cidade de Assis foi atingida por dois violentos sismos e a basílica foi seriamente danificada. Após dois anos de restauros, foi reaberta aos fiéis.

Santa Sofia
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Também conhecida como Hagia Sophia, a Basílica de Santa Sofia, em Istambul (Turquia), foi construída entre 532 e 537 pelo Império Bizantino durante o período da Igreja Ortodoxa. Ela foi convertida em uma catedral católica romana, depois virou mesquita e reabriu como museu em 1935. Famosa por sua cúpula, ela é considerada o grande expoente da arquitetura bizantina.

Esplanada das Mesquitas
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Catedral de São Basílio
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Construída pela Igreja Ortodoxa na Praça Vermelha, em Moscou (Rússia), entre 1555 e 1561, a Catedral de São Basílio foi projetada em forma de chama de uma fogueira subindo ao céu. Desde 1928 opera como uma divisão do Museu Histórico do Estado e é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1990.

Catedral de St. Patrick
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Santuário Nacional de Washington
Crédito: Reprodução / Wikipedia

A Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição é o maior templo católico dos Estados Unidos e uma das dez maiores estruturas religiosas do mundo. Localizada em Washington, capital do país, a basílica é visitada por 1 milhão de peregrinos por ano e é notável por sua arquitetura neo-bizantina. A construção foi iniciada em 1920, e concluída na década de 1960.

Catedral de Sevilha
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Catedral de São Paulo
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Sagrada Família
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Aparecida do Norte (SP)
Crédito: Reprodução / Wikipedia

Yoido Full Gospel

É uma igreja protestante pentecostal ligada à ilha de Yeouido em Seul, na Coreia do Sul. Com cerca de 1 milhão de membros, é a maior congregação cristã no país. Foi fundada em 1958 or David Yonggi Cho e, desde então, é um dos principais expoentes do cristianismo na Ásia.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias