Notícias



Conheça o novo campus

Com 210 vagas, UFRGS do Litoral Norte inaugura daqui a um mês

Campus em Tramandaí começará ofertando dois cursos focados na região

22/08/2014 - 17h59min

Atualizada em: 22/08/2014 - 17h59min


Vanessa Kannenberg / Uruguaiana
Enviar E-mail
Divulgação / UFRGS
Prédios estão em fase final de acabamentos

Ainda em fase final de conclusão e a exato um mês do início das aulas, o campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Litoral Norte já gera expectativa na região - principalmente em termos de desenvolvimento social e econômico. Sediado em Tramandaí, o quinto campus da federal e o primeiro fora da Capital nasce com elementos diferenciados, como abrangência regional e oferta de cursos adequados às demandas locais.

As aulas para 210 estudantes iniciam no dia 22 de setembro em um campus de 15 hectares. Nesse primeiro momento, são 90 vagas para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e 120 vagas para Licenciatura em Educação do Campo.

- Ele (o campus) nasce com elementos diferenciadores, como abrangência regional, foco no desenvolvimento da região, estruturação institucional simplificada e aglutinadora e oferta de cursos de graduação adequados às demandas locais - resumiu a professora Dalva Maria Pereira Padilha, diretora geral do novo campus.

UFRGS está entre as 500 melhores universidade do mundo
UniRitter promete manter mensalidades e ampliar cursos na Fapa

Considerando que menos da metade dos municípios gaúchos (49%) tiveram crescimento populacional de 2000 a 2010, segundo o Censo do IBGE, o Litoral se destaca por estar em uma maré contrária. Entre as 10 cidades que mais aumentaram o número de habitantes na década, sete são litorâneas.

No entanto, embora mais populosa, a região, com seus 22 municípios, perdeu espaço na economia do RS. De acordo com a Federação de Economia e Estatística (FEE), o Litoral caiu em termos de participação do PIB gaúcho de 1,74% (em 1999) para 1,58% (2011) e cresceu menos que o Estado no período. Esse, portanto, é um dos motivos que a universidade vem em boa hora. 

- Pra mim, a vinda da UFRGS vai ser um divisor de águas pra região. Primeiro, porque é uma universidade qualificadíssima e uma das melhores do país. Segundo, que é pública e gratuita, o que é bom para os estudantes que moram aqui e porque vai atrair gente de fora - ressalta o prefeito de Tramandaí, Edegar Rapaki.

Leia as últimas notícias publicadas sobre Educação

Conforme estudo do Centro de Estudos Migratórios Cristo Rei, a região beira-mar vem sendo mais procurada nos últimos anos por oferecer vantagens como qualidade de vida, bons negócios, localização estratégica, oportunidade de emprego, mercado promissor, mais segurança e diversão. Entretanto, ainda precisa de desenvolvimentismo econômico.

- A chegada da universidade aumenta a circulação de dinheiro no município (Tramandaí) e na região. Com a vinda de alunos, aumenta a demanda por alimentação, moradia e serviços, o que gera oferta de novos empregos e crescimento do comércio local. Além de tudo, há a qualificação profissional da mão de obra - aponta Cinara Ritter, assessora técnica da Área de Receitas da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Conha a UFRGS do Litoral: | Create Infographics


MAIS SOBRE

Últimas Notícias