Baile
Jovens especiais se preparam para debutar
Os 15 anos de 34 adolescentes com deficiências será festejado em setembro
Eles tirarão as adversidades para dançar. No ritmo de valsa, para ser mais preciso. Vestirão, pela primeira vez, ternos, sapatos, sandálias e vestidos de festa. Tudo para que, em setembro, como manda a cartilha dos bons costumes, sejam apresentados à sociedade. Será com baile à moda antiga que 17 meninas e 17 meninos - duas delas participarão, mas não estudam na escola - com deficiência mental e outras deficiências associadas da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Tristão Sucupira Viana, no Bairro Restinga, na Zona Sul da Capital, comemorarão a passagem do 15º aniversário.
A organização da festa do próximo dia 13 está exatamente como a ansiedade da gurizada: a todo vapor. São cerca de 20 voluntários que abraçaram a causa, entre mães, professores e pessoas da comunidade, em troca de 34 sorrisos. Entre eles, a vice-diretora do colégio, Cláudia Gil:
- Avisamos nossos amigos, familiares. Está todo mundo ajudando. Por exemplo, quem tem vestidos para doar, levamos para as meninas experimentarem - conta Cláudia, orgulhosa, com um sorriso largo.
Expectativas a mil
Com ajuda daqui e um auxílio dali, a maioria das famílias já está com as vestimentas dos filhos para o grande dia encaminhadas. Um pequeno grupo, porém, ainda está à espera de doações. Ou pelo debutante ser um pouco fora das medidas tradicionais ou por pesar no orçamento mesmo.
- O legal disso tudo é que as próprias mães se juntaram e uma empresta para a outra. Tudo isso para que todos estejam impecáveis - explica Francelle Soares, 38 anos, voluntária na organização da festa.
Isabella Lourenço Cardoso, 14 anos, é só alegria quando o assunto é a comemoração do mês que vem. O seu traje já está devidamente escolhido. O difícil, agora, é esperar que os próximos dias passem voando.
Debutar também é coisa de menino
Uma reivindicação surpreendeu Débora dos Santos, 37 anos, agente de saúde e idealizadora de todo o projeto. Em 2009, a moradora da Restinga já havia ajudado a realizar o sonho de 15 meninas, que se vestiram ao melhor estilo princesa para debutar.
Neste ano, a novidade ficou por conta dos guris. Não só fizeram questão de comemorar os 15 anos no baile como também estarão pra lá de elegantes, usando ternos e, alguns, sapatos sociais. É o caso do estudante Danrlei dos Santos Mendes.
- Já compramos o terno. Aliás, ele quem escolheu tudo _ conta a mãe, Edna dos Santos, 44 anos.
A propósito, quando chamarem por Danrlei, na hora da festa, algumas preferências do estudante serão faladas. Inclusive, o time do coração, o Inter, para desespero do pai, Osmar dos Santos Mendes, 46 anos, que deu o nome de um dos maiores goleiros do Grêmio ao filho.
Festa ainda precisa de doações
Com pouco menos de um mês para o grande dia, ainda faltam alguns detalhes. As meninas fizeram um único pedido às organizadoras, ainda não providenciado por falta de verba. Querem uma mesa cheia de doces. Precisam ainda refrigerantes e presentes para colocar em cada uma das cestas que os debutantes ganharão. Para as meninas, brincos, colares e pulseiras. Para os meninos, bonés, loção e meias.
As doações podem ser feitas na própria escola, na Avenida Nilo Wulff, 955, na Restinga. Mais informações no telefone 3250-1527.
Leia outras notícias do Diário Gaúcho