Notícias



Sem explicação

Polícia investiga se estrondo em Esteio foi causado por explosivos

Segundo relatos dos moradores da cidade, a origem foi na região do bairro Novo Esteio, o mesmo da Expointer

08/08/2014 - 14h04min

Atualizada em: 08/08/2014 - 14h04min


Matheus Felipe Ferreira / Arquivo pessoal
Vidros chegaram a rachar em alguns bairros da cidade

A Polícia Civil abriu um inquérito nesta sexta-feira para investigar o que provocou o forte estrondo no início da madrugada de quinta-feira, em Esteio.

De acordo com o delegado Leonel Baldasso, esta seria a segunda vez que se escuta tal barulho. A primeira foi há 15 dias, por volta das 5h, mas de menor intensidade. Desta vez, o ruído foi ouvido em Canoas e em Sapucaia do Sul.

A polícia investiga se não foi utilizado algum tipo de material explosivo, seja por uma empresa, ou por criminosos. Segundo relatos dos moradores da cidade, onde se ouviu o barulho com maior intensidade foi no bairro Novo Esteio, o mesmo da Expointer.

Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

A primeira suspeita era de que um avião da base aérea de Canoas teria rompido a barreira do som. Contudo, a Aeronáutica negou a possibilidade.

Baldasso conta que é delegado há 15 anos e que é primeira vez que investiga algo semelhante.

- É um mistério. Por enquanto, não há explicação técnica ou científica.

Para o professor de física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Fernando Lang, faltam dados para encontrar a resposta:

- Fora a possibilidade de uma grande explosão, não teria alguma alternativa para a explicação. Mas não há como garantir.

Outro ponto que pode ser uma pista para o que aconteceu é se a origem do barulho se deu no ar ou na terra:

- Se foi no céu, é mais fácil de o som se espalhar para uma região mais distante, mas se é ao nível do solo, para esse grau de abrangência, teria que ser muito forte ao ponto causar tremores no solo.

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias