Vida



Desejo

Saiba por que você tem vontade repentina de comer chocolate, doces e outros alimentos

Nutrientes importantes para a saúde podem estar em níveis baixos no organismo

12/08/2014 - 06h01min

Atualizada em: 12/08/2014 - 06h01min


Montagem sobre fotos de Fernando Gomes / Tadeu Vilani

A forte vontade de comer um chocolate pode não significar apenas um desejo por um doce e sim um aviso de seu organismo para a falta de algum nutriente importante para a saúde. O jornal Daily Mail reuniu as vontades mais repentinas e explicou o que elas representam para o organismo.

Veja o que estas vontades repentinas podem significar:

Chocolate

O que significa: O chocolate é rico em magnésio. Fortes desejos de comer o doce pode indicar uma deficiência de um mineral vital para a sua pele e cabelo. Além disso, os níveis do mineral caem durante a segunda metade ciclo menstrual, o que sugere uma possível ligação com muitos dos sintomas da TPM.

- Beber muito álcool, chá, café ou refrigerantes também pode esgotar os níveis de magnésio - afirma Nicola Lowe, professor de ciências nutricionais da University of Central Lancashire.

Solução: se você realmente precisa comer um chocolate, escolha um que contenha pelo menos 75% de cacau, pois, assim, o alimento conterá mais magnésio e menos açúcar. Uma opção mais eficaz são as nozes, mas vegetais verdes, arroz integral, pão integral e sementes de abóbora também podem ajudar na reposição dos níveis de magnésio.

Carne

O que significa: seu corpo precisa de ferro, mas também pode significar que você tem baixos níveis de zinco.

- O mineral desempenha um papel importante na função imunológica, entre outras coisas. Por isso, se você estiver com um nível baixo, estará mais suscetível a gripes e resfriados - diz o professor.

O zinco também é vital para a divisão celular e para uma pele saudável, além de cabelo e unhas mais fortes.

Solução: a carne vermelha é a melhor fonte, mas mariscos, lentilhas, espinafre, sementes de abóbora, queijo e pão integral também são boas alternativas. Uma reportagem publicada no Canadian Medical Association Journal afirmou que níveis altos do mineral reduzem significativamente a duração dos sintomas do resfriado.

Doces

O que significa: você poderia ser deficiente em cromo, um mineral que age com a insulina para facilitar a absorção de glicose do sangue para as células do corpo.

- De fato, estudos em pacientes diabéticos mostram que o cromo pode ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue - explica Lowe.

Solução: optar pelos doces quando você está com níveis baixos de açúcar agrava o problema, pois faz com que o organismo produza insulina e faça com que haja uma queda ainda maior no açúcar. Em vez disso, coma carnes ricas em cromo, como fígado, rim e frango. Vegetais como cenoura, batata, brócolis e aspargos também são uma boa fonte do mineral. Outros alimentos indicados são grãos integrais e ovos.

Queijo

O que significa: você pode estar pobre em cálcio mineral.

- O cálcio não só ajuda a formar e manter dentes e ossos saudáveis, como também desempenha um papel vital na função nervosa e muscular - afirma.

Solução: queijo, leite, iogurte, salmão e sardinha em lata, brócolis e amêndoas são ricos em cálcio. Para absorver o cálcio, o seu corpo necessita de vitamina D, produzida principalmente pela exposição da pele ao sol.

Gelo

O que significa: Estranhamente, o desejo de gelo às vezes é um sinal de que você tem anemia e seu corpo é deficiente em ferro.

- Os médicos não sabem ao certo o porquê exatamente, mas pode ser que o gelo ajude a aliviar a inflamação dolorosa na boca, que pode ser um sintoma - diz o professor Lowe.

Solução: a melhor fonte de ferro é a carne vermelha. Mas pão integral, figos, damascos, espinafre, brócolis e lentilhas também contem o nutriente. Sardinhas são uma boa opção também.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias