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Site vai disponibilizar cadastro on line para reclamações

Lançado pelo Procon RS, a ferramenta possibilita que o consumidor fique em sigilo

28/08/2014 - 07h01min

Atualizada em: 28/08/2014 - 07h01min


Giane Guerra
Giane Guerra
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O consumidor gaúcho passa a ter uma nova ferramenta para tentar resolver os problemas com as empresas. Já está disponível o cadastro no site Consumidor, lançado pelo Procon RS. O site possibilitará a reclamação on line. A empresa terá dez dias para responder. 
A identidade do consumidor ficará em sigilo. O número de empresas que aderiram ao sistema chega a 127. Entre elas, os principais bancos, operadoras de telefonia, de cartão de crédito e companhias aéreas. Outras negociam a participação.
- O consumidor poderá resolver seu problema sem sair de casa. Outro objetivo do site é, aos poucos, reduzir os processos administrativos - acrescenta a diretora do Procon RS, Juliana Soares.


Como funciona:

O consumidor se cadastra no site Consumidor, com informações como CPF e endereço.

Poderão ser anexados documentos solicitados pela empresa.

A empresa tem dez dias para responder.

O Procon RS vai fiscalizar as respostas. O termo que as empresas assinam determina que não podem ser justificativas vagas, como "Não foi feita a instalação por um problema." É preciso explicar o problema.

Depois, o consumidor terá 20 dias para responder se o problema foi resolvido e qual o grau de satisfação dele com a empresa.

As estatísticas de cada empresa, como quantidade de reclamações e problemas resolvidos, estarão disponíveis para outros usuários do site.

E se não for resolvido?

Se o problema não for resolvido, o consumidor terá que levar o assunto para o Procon RS para o já costumeiro processo administrativo. Há ainda a possibilidade de procurar a Justiça por meio de uma ação judicial.

O site vai permitir que o consumidor imprima um extrato do registro, com cópia da conversa. Este documento poderá ser anexado aos processos, fortalecendo a reivindicação do consumidor.


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