Consumidor
Site vai disponibilizar cadastro on line para reclamações
Lançado pelo Procon RS, a ferramenta possibilita que o consumidor fique em sigilo
O consumidor gaúcho passa a ter uma nova ferramenta para tentar resolver os problemas com as empresas. Já está disponível o cadastro no site Consumidor, lançado pelo Procon RS. O site possibilitará a reclamação on line. A empresa terá dez dias para responder.
A identidade do consumidor ficará em sigilo. O número de empresas que aderiram ao sistema chega a 127. Entre elas, os principais bancos, operadoras de telefonia, de cartão de crédito e companhias aéreas. Outras negociam a participação.
- O consumidor poderá resolver seu problema sem sair de casa. Outro objetivo do site é, aos poucos, reduzir os processos administrativos - acrescenta a diretora do Procon RS, Juliana Soares.
Como funciona:
O consumidor se cadastra no site Consumidor, com informações como CPF e endereço.
Poderão ser anexados documentos solicitados pela empresa.
A empresa tem dez dias para responder.
O Procon RS vai fiscalizar as respostas. O termo que as empresas assinam determina que não podem ser justificativas vagas, como "Não foi feita a instalação por um problema." É preciso explicar o problema.
Depois, o consumidor terá 20 dias para responder se o problema foi resolvido e qual o grau de satisfação dele com a empresa.
As estatísticas de cada empresa, como quantidade de reclamações e problemas resolvidos, estarão disponíveis para outros usuários do site.
E se não for resolvido?
Se o problema não for resolvido, o consumidor terá que levar o assunto para o Procon RS para o já costumeiro processo administrativo. Há ainda a possibilidade de procurar a Justiça por meio de uma ação judicial.
O site vai permitir que o consumidor imprima um extrato do registro, com cópia da conversa. Este documento poderá ser anexado aos processos, fortalecendo a reivindicação do consumidor.