Semana Farroupilha



Magia gaudéria

Bruxa grava documentário no Acampamento Farroupilha

"Quero acabar com a ideia de que o povo gaúcho é carniceiro", disse

21/09/2014 - 07h43min

Atualizada em: 21/09/2014 - 07h43min


Lara Ely / Agência RBS

O que bruxaria e tradicionalismo têm em comum? Para muita gente, absolutamente nada. Para a mestre maior da Tradição Imortais da Terra, Wakanda Layuth Mahtab, o Acampamento Farroupilha é o lugar ideal para a realização do paganismo, prática milenar que envolve, entre outras atividades, a bruxaria. Segundo ela, o próprio nome paganismo tem a ver com o pago, que quer dizer terra.

- Do latim paganus significa camponês, rústico. Assim como os tradicionalistas, as bruxas são ligadas às raízes e aos quatro elementos geradores da vida, que são a terra, o fogo o ar a água.

VÍDEO: fatos que os gaúchos não sabem (ou esqueceram) da história do RS
Peões e prendas dão dicas do que vestir em um baile gaudério 
Conheça piquetes com nomes curiosos  

Mestre de uma Escola de Magia localizada na zona norte de Porto Alegre, Wakanda ou Luciana Machado tem três livros publicados sobre bruxaria contemporânea. Aos 41 anos e com 23 tatuagens, ela diz que passou por várias religiões até aprender a usar seus poderes. A descoberta foi algo natural quando, morando na Europa, percebeu uma relação íntima entre o folclore gaúcho e as danças sagradas, objeto de pesquisa em curso de pós-graduação da educação física.

Ao falar de suas crenças, apresenta-se como parte de um povo que foi perseguido por pensar sobre os fatos. A própria vestimenta preta vem da época da inquisição, quando as bruxas se escondiam nas sombras das árvores.

- As bruxas buscam o verdadeiro sagrado no contato com a terra. Queremos mudar a consciência planetária das pessoas.

As entrevistas gravadas no acampamento em Porto Alegre ela pretende apresentar em um evento do meio astrológico. Entre os locais escolhidos para as gravações estão piquetes como o Alma Redomona e Laços de sangue, ambos comandados por mulheres.

- Quero tirar a ideia de que o povo gaúcho é carniceiro. A moda entre os bruxos agora é ser vegetariano e zen. Nada a ver com esse ambiente. Acho que temos que assimilar a cultura de onde viemos e mostrar o valor das nossas tradições - diz a bruxa, que já foi primeira prenda em CTG e considera-se uma tradicionalista.

Moda nos piquetes: saias longas e faixas estão em alta
Aprenda a preparar um pastel de carreira


MAIS SOBRE

Últimas Notícias