Porto Alegre



Avenida da Legalidade e da Democracia

Câmara promulga mudança do nome da Avenida Castelo Branco nesta quarta

Em cerimônia no Salão Nobre da Câmara, presidente em exercício assinará o documento

30/09/2014 - 16h45min

Atualizada em: 30/09/2014 - 16h45min


Júlio Cordeiro / Agencia RBS
Projeto que muda o nome de avenida foi aprovado em agosto

A Câmara Municipal de Porto Alegre promulgará, nesta quarta-feira, a lei que muda o nome de uma das principais vias da cidade. A Avenida Castelo Branco passará a se chamar Avenida da Legalidade e da Democracia, de acordo com o projeto aprovado pelos vereadores em agosto.

Presidente em exercício da Casa, o vereador Mauro Pinheiro (PT), assinará o documento em uma cerimônia no Salão Nobre da Câmara, às 11h. Ele foi incumbido da tarefa após o prefeito José Fortunati se eximir da decisão, devolvendo o projeto à Câmara.

No debate entre Castelo Branco e Legalidade, como tratar a história
Rosane de Oliveira: "Troca de nome não apaga a história"

A lei que altera o nome da via será publicada no Diário Oficial do Município no dia seguinte, quinta-feira, quando passa a vigorar. Apresentado pelos vereadores Pedro Ruas (PSOL) e Fernanda Melchionna (PSOL), o projeto foi aprovado em 27 de agosto por 21 votos a cinco.

A Legalidade foi um movimento liderado pelo ex-governador do Estado Leonel Brizola, um dos maiores nomes da história do PDT, partido do prefeito Fortunati. Castelo Branco foi presidente do Brasil durante a ditadura militar (1964-1985).

Leia todas as notícias de Porto Alegre
Leia as últimas notícias de Zero Hora

ENTENDA OS NOMES

Quem foi Castelo Branco

Nascido em Fortaleza, o marechal Humberto de Alencar Castelo Branco foi um dos principais articuladores do golpe que destituiu Jango. Tornou-se o primeiro presidente do período militar, em 1964. Ficou no cargo até março de 1967. Morreu quatro meses depois.

O que foi a Legalidade

O movimento da Legalidade, liderado pelo governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, defendeu, em agosto de 1961, a posse do vice-presidente João Goulart (Jango), que estava em missão oficial na China, depois da renúncia do presidente Jânio Quadros.

*ZERO HORA


MAIS SOBRE

Últimas Notícias