Notícias



Eleições 2014

Com a palavra, José Ivo Sartori

Veja quais são os projetos do candidato do PMDB ao governo do Estado

17/09/2014 - 07h05min

Atualizada em: 17/09/2014 - 07h05min


José Ivo Sartori é o candidato do PMDB ao governo do Estado

Candidato ao governo do Estado, José Ivo Sartori (PMDB), falou com o DG sobre seus projetos em saúde, educação, segurança e mobilidade. Com 66 anos, ele nasceu em Farroupilha, na Serra, e é formado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Foi deputado estadual por cinco mandatos e federal por um. No governo do Estado, foi secretário de Trabalho e Bem-Estar Social e prefeito de Caxias do Sul por dois mandatos.

EDUCAÇÃO
A educação tem de ser prioridade, e o RS deve retomar a condição de melhor ensino do País. Como prefeito de Caxias do Sul, tive a oportunidade de receber do MEC o certificado de Cidade Livre do Analfabetismo. Significa que fizemos uma boa educação junto com professores valorizados, com a comunidade, com as famílias perto da escola. O Ensino Fundamental e Médio deve ser recuperado, reduzindo também os índices de evasão e fortalecendo os conselhos escolares, com envolvimento da comunidade nas decisões de melhoria. É importante também trabalhar para melhorar a remuneração dos professores. No caso do piso do magistério, que é lei, temos de dialogar e construir uma solução. É preciso acabar com o conflito entre lideranças sindicais e governo, uma questão que prejudica todos.

SAÚDE
A partir do saneamento das finanças públicas, vamos obter recursos para aumentar repasses aos municípios e investir na regionalização da saúde. Também vamos ampliar a atenção básica, levando o programa Estratégia de Saúde da Família a 100% dos lares gaúchos até 2018, garantir acesso ágil às consultas de baixa complexidade, ampliando o horário de atendimento nos postos, especialmente nas regiões mais populosas. O RS já conta com uma ampla rede de prestação de serviços hospitalares do SUS, mas a distribuição geográfica é desigual. Apenas 60% das necessidades são atendidos. A expansão desses serviços se dará por meio da regionalização do atendimento a partir das cidades-polo: Santa Maria, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado.

SEGURANÇA

Queremos trabalhar para o aumento dos efetivos da Brigada Militar, reduzindo as tarefas administrativas e colocando mais policiais nas ruas, ampliando o quadro da Polícia Civil. Temos de equipar as forças de segurança com modernas tecnologias para atender o cidadão de forma eficaz. Para isso, insisto numa integração com outros organismos e busca de recursos federais. Temos de implementar ainda a cultura da paz. Em Caxias, criamos a Secretaria de Segurança e Defesa Social e um programa estruturado com escola e terceira idade. Atuando na questão da violência nas escolas, conseguimos reduzir de 6 mil para 1,8 mil reclamações por ano. Queremos fortalecer a presença do Estado no desenvolvimento de programas permanentes de educação e prevenção do uso de drogas e álcool, numa parceria com prefeituras, organizações sociais e escolas.

Transporte/Mobilidade
Nosso grande compromisso deve ser com a viabilização do metrô em Porto Alegre, que ainda não saiu do papel. Além disso, o governo do Estado deve pensar a mobilidade urbana do RS de forma conjunta e planejada, integrando modais e realizando investimentos adequados ao crescimento das grandes cidades. Em Caxias do Sul, quando criamos a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, ela teve uma função integradora, qualificando ações a esse segmento e ao transporte no município.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias