Notícias



Atenção!

Entenda por que o tigre é o animal mais perigoso do zoológico

Em menos de dois meses, dois casos envolvendo o mamífero tiveram ampla repercussão

24/09/2014 - 18h06min

Atualizada em: 24/09/2014 - 18h06min


Tigre branco matou um menino nesta terça-feira, em zoológico na Índia

Dentro do meio de tratadores do zoológico, o tigre é visto como o mais sinuoso, feroz e imprevisível dos mamíferos. De acordo com o chefe da divisão de reserva do Zoo de Sapucaia, Delaney Fagundes, que já foi tratador por 10 anos, dentre todos os felinos o tigre é considerado o mais violento.

Segundo ele, a diferença comportamental com outros mamíferos como leão, leopardo e onças, é muito grande, tendo em vista que o tigre ataca quando a pessoa menos espera. Os outros animais costumam ser muito brabos, mas logo dão sinais de um possível ataque. Em compensação, o tigre passa uma sensação de tranquilidade e o humano acaba ficando mais confiante na presença dele, fator esse que pode ocasionar uma tragédia.

Coincidência ou não, em menos de dois meses dois casos envolvendo o mesmo tipo de mamífero chocaram o mundo. No dia 30 de julho, um menino de 11 anos precisou amputar o braço, após ser atacado por um tigre no zoológico do Paraná. Nesta terça-feira, surgiu mais uma história triste e bastante comentada nas redes sociais. Um tigre branco atacou e matou um jovem no zoológico de Nova Déli, na Índia.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho

Para Delaney, é necessária a conscientização das pessoas quanto à atenção que deve-se ter dentro de um zoológico.

- É importante prestar atenção nos animais e não andar distraído, fazendo barulhos ou mexendo com os animais, que também não estão no habitat deles. Esses bichos são silvestres e têm instinto de agressividade natural de um predador - diz ele.

- Os mamíferos não gostam de movimentos bruscos e costumam atacar, na maioria das vezes, para se defender. O leão, geralmente, dá sinais antes de atacar a presa, mas o tigre é mais traiçoeiro e pode atacar até mesmo quando a pessoa virar as costas para se afastar.

Os tigres são territorialistas, marcam muito seu habitat com a urina e, no zoológico, não são treinados ou condicionados a conviver com humanos. Até mesmo os tratadores, que lidam por anos com o mesmo animal, não se aproximam dele.


O zoológico de Sapucaia do Sul tem um tigre e um casal de leões que são alimentados uma vez por dia - 10kg de carne com osso para cada um - e a comida é colocada na área de manejo, próximo do local onde o animal poderá dormir com tranquilidade após a refeição. No espaço, quatro grades separam o tratador do mamífero.


Tigre no zoológico de Sapucaia
Foto: Cynthia Vanzella/Agência RBS

- O único contato de um humano com o animal é em caso muito específico, de extrema necessidade, geralmente por um problema de saúde. No caso de um procedimento demorado, o animal é submetido a um dardo tranquilizante antes de o retirarem da jaula - acrescenta Delaney.

As normas de segurança dos zoológicos são ditadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No zoo de Sapucaia do Sul não é possível se aproximar das jaulas dos felinos, pois encontram-se em um nível de 1,5 metro abaixo do visitante. Também existe um fosso d'água, um parapeito e um jardim que separa o público dos animais - o que corresponde a quatro metros de distância.

De acordo com Delaney, a estrutura do zoo é bastante confiável e as medidas de segurança são fortes para evitar ao máximo que esse tipo de acidente aconteça.

- É impossível uma aproximação direta das pessoas com os tigres e os leões - afirmou Delaney.

Fique atento no Zoológico:

* Planeje sua visita. Observe os mapas instalados no parque.
* Parapeitos e obstáculos jamais devem ser ultrapassados. São os limites para sua segurança.
* O silêncio combina com uma visita no Zoo. Gritos, gestos e palmas podem irritar os animais.
* Os animais têm dieta própria e são alimentados diariamente pelos tratadores. Dar qualquer alimento para eles pode prejudicar a saúde.
* Crianças devem estar sempre acompanhadas por responsáveis durante o passeio.
* Utilize os caminhos delineados, procurando não se afastar das trilhas especificadas.

Assista ao vídeo do ataque na Índia:


MAIS SOBRE

Últimas Notícias