Notícias



Seu Problema é Nosso

Placa instalada pela EPTC tranca carro na garagem

Flávio não consegue retirar seu carro da garagem há três anos

30/09/2014 - 08h59min

Atualizada em: 30/09/2014 - 08h59min


Alessandra Noal
Alessandra Noal
Enviar E-mail

A situação do ambulante Flávio da Silva Henz, 29 anos, seria cômica se não fosse trágica. Há três anos ele não consegue retirar o Escort de um salão, transformado em garagem, de um sobrado de dois pisos localizado na Avenida Bernardino Oliveira Paim, Vila Santa Rosa, Bairro Sarandi, em Porto Alegre. O motivo é que a Eptc colocou uma placa de sinalização de grande porte informando a localização de uma feira modelo, nas proximidades, exatamente na frente de uma das entradas.

Como não estava em casa no momento da instalação nada pode fazer para impedir. Entretanto, entrou em contato com o órgão público responsável para que uma providência fosse tomada. Recebeu como resposta que fariam uma avaliação, o que até o momento não teve qualquer conclusão.

- Estou empenhado, o pior é que estou com os documentos em dia e o carro está acumulando sujeira - resume.

Além disso, a preocupação dele é com prejuízos aos sistemas de freio, de lubrificação e do próprio motor, já que há um longo tempo o veículo não roda. Para amenizar a situação, diariamente Flávio vira a chave na ignição para deixar o motor funcionando alguns minutos.

Passat foi o substituto

Se autodenominando como mecânico amador nas horas vagas, Flávio resolveu comprar um Passat para poder trabalhar, enquanto a saída da garagem segue interdita. Ele admite que teria dificuldades financeiras ainda maiores, caso não tivesse feito o investimento em um segundo automóvel.

Incomodado por não ter um final feliz ao pleito, o ambulante reconhece que chegou a pensar em retirar a placa de sinalização à força.

- Só não retirei porque sei que iria me incomodar - finaliza.

Quem também está indignada com situação é a mãe de Flávio, Abrelina da Silva Henz, 62 anos, que não consegue alugar o espaço. Primeiro, porque há um carro dentro, segundo, porque a placa também impede que cargas possam ser descarregadas, eventualmente, no comércio que venha se estabelecer.
 
Solução prometida

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que não há irregularidade alguma no local de instalação da placa. A sinalização está na calçada, próxima a um poste de energia, de um hidrante e distante do rebaixo de garagem. As equipes de sinalização da empresa não tinham conhecimento da uma segunda garagem, pois não havia rebaixo e nenhuma outra indicação da sua existência. Ressaltamos que garagens e rebaixos prediais devem atender sempre as normas do município. De qualquer forma, a EPTC acionou sua assessoria comunitária para contatar o cidadão. A placa será retirada parcialmente, somente para a saída do veículo, e recolocada após isso.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias