Notícias



Conflito em SP

Polícia prende cinco pessoas em flagrante depois de reintegração de posse em São Paulo

A polícia deteve 94 pessoas no decorrer da operação

17/09/2014 - 03h37min

Atualizada em: 17/09/2014 - 03h37min


NELSON ALMEIDA / AFP
No local, viviam cerca de 800 pessoas

A Polícia Militar prendeu cinco pessoas em flagrante após a reintegração de posse feita nesta terça-feira, em um prédio abandonado no centro da capital paulista, onde no passado funcionava o Hotel Aquárius, ocupado por integrantes da Frente de Luta por Moradia (FLM). No local, viviam cerca de 800 pessoas. De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a polícia deteve 94 pessoas no decorrer da operação. Desses, 89 já foram liberados.

Confira mais notícias sobre São Paulo
Leia as últimas notícias de Zero Hora

Cerca de 250 policiais fizeram a reintegração de posse. Após a operação, foram registrados casos de depredação e saques a lojas. Um ônibus foi incendiado e vias ficaram bloqueadas por causa da confusão. De acordo com o comandante da Tropa de Choque, coronel Nivaldo César Restivo, o tumulto e a confusão verificados posteriormente no centro podem não estar ligados diretamente aos movimentos e à reintegração de posse.

Para ele, a confusão pode ter sido promovida por uma parte da população flutuante do local, que se aproveitou do ambiente favorável para promover saques em lojas.

- As ocupações são feitas para denunciar a quantidade de imóveis vazios na área central. Nem o governo do Estado, nem o do município atendem às famílias de baixa renda nesses prédios. E aí fica a mercê da especulação imobiliária - disse Maria das Graças Xavier, da União dos Movimentos de Moradia da Grande São Paulo, entidade que apoia a ocupação.


* Agência Brasil


MAIS SOBRE

Últimas Notícias