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Primeiro dos quinze novos trens começa a operar na segunda-feira

Novos veículos terão ar condicionado, acessibilidade, espaço para bicicletas e câmeras de segurança

19/09/2014 - 17h50min

Atualizada em: 19/09/2014 - 17h50min


Jeniffer Gularte
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Diego Vara / Agencia RBS
Trem entra em operação fora do horário de pico, das 10h às 16h

A Trensurb apresentou nesta tarde o primeiro dos quinze novos trens que passarão a operar entre Porto Alegre e Novo Hamburgo a partir de segunda-feira. Ar condicionado, acessibilidade, espaço para bicicletas e câmeras de segurança são as principais mudanças dos novos veículos. Cada trem é formado por quatro carros (vagões) que não são separados por portas como atualmente. Na segunda-feira, o novo trem irá operar em caráter de teste fora do horário de pico, das 10h às 16 horas. A partir daí, a cada quinze dias, um novo trem entrará em operação.

As estruturas de metal usadas de apoio pelos passageiros _ os chamados pega mãos _ estão concentradas nas laterais e não no centro do carro, como nos antigos, o que dá a impressão de maior espaço dentro do trem. Feitos de resina de fibra de vidro, os bancos têm formato anatômico, o que oferece mais conforto ao passageiro. Nos novos trens não há bagageiro. A opção do passageiro é guardar seus pertences embaixo do banco. A capacidade de passageiros é a mesma assim como a velocidade que chega até 90km/h. O gasto energético, porém, é 30% inferior às composições atuais.

Alívio na lotação dos vagões, só em 2015

A Trensurb começou a receber os carros no final de maio. Durante três meses os veículos passaram por testes de freio, aceleração e sinalização. Na primeira quinzena de janeiro chegará o décimo quinto carro que compõe a renovação da frota _ os veículos estão vindo de São Paulo. A partir de fevereiro de 2015, mais vagões poderão ser acoplados aos novos trens, passando de quatro para oito carros. Só então o passageiro deverá perceber alívio nas lotações dos trens.

Feito através do consórcio FrotaPoa, o  valor do empreendimento é de R$ 242,6 milhões, cada um dos 15 trens está orçado em R$ 14,7 milhões. Desde a inauguração das linhas, esta é a primeira vez que o sistema ganha novos trens. Os primeiros chegaram a Porto Alegre em 1984 vindos do Japão.

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