Trabalho
Sem internet, não é possível encaminhar seguro-desemprego em Gravataí
Falta de internet impede encaminhamento de vagas e seguro-desemprego em Gravataí. Trabalhadores precisam recorrer a Cachoeirinha e Porto Alegre para garantir o benefício.
Em nova sede há cerca de dez dias, a unidade do Sine de Gravataí suspendeu a intermediação de vagas e o encaminhamento do seguro-desemprego por estar sem sinal de internet. A falta de serviço tem gerado transtornos para quem depende dos benefícios.
Os irmãos Richard Wesley Oliveira Teixeira, 19 anos, e Maikon Charles Oliveira Teixeira, 23 anos, foram pegos de surpresa na manhã de ontem ao se depararem com o problema. Como o sistema que opera estes serviços depende da internet, os trabalhadores precisam buscar o benefício em outros municípios, principalmente em Cachoeirinha e Porto Alegre.
- Nos disseram que, por enquanto, não tem esperança de voltar. Chegamos a vir aqui duas vezes e esperamos na fila à toa - comenta Maikon.
Moradores do Bairro Sitio do Gaúcho, Richard lembra que eles terão de enfrentar uma hora e meia de ônibus, de Gravataí a Porto Alegre, para buscar o benefício. Como as primeiras contas começam a vencer no dia 5, os irmãos já se preocupam com a possível demora para sacar o dinheiro.
- Se não der, terei que pedir dinheiro emprestado - prevê Maikon.
Para conseguir fichas na agência da Zona Norte de Porto Alegre, por exemplo, os irmãos terão que madrugar. Ontem, havia 80 vagas para atendimento, mas mais de 90 pessoas esperavam na fila às 7h30min, quando a unidade foi aberta. A dica é de que os trabalhadores cheguem entre 6h30min e 7h.
Sem previsão de o serviço voltar
O presidente em exercício da FGTAS, Leonardo Meira de Andrade, lembra que, no Sine Centro (Rua José Montaury, 31), há baixo fluxo de pessoas, se comparado ao número de fichas disponíveis por dia.
- Nossa maior demanda ocorre no começo da semana, na segunda, terça e quarta-feira, mas na quinta e na sexta é muito baixo, e também atendemos nesses dias - frisa.
Segundo ele, o pedido para instalação de rede de internet na nova sede de Gravataí foi feito à operadora, pela primeira vez, em 22 de agosto. Em 2 de setembro, foi registrada uma nova solicitação, sem sucesso. Diante da falta de respostas da operadora, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi informada do atraso duas vezes.
Porém, por enquanto, ainda não há previsão da normalização do serviço.
Atendimento reforçado em Cachoeirinha
Hoje, três servidores de Gravataí serão deslocados para a agência de Cachoeirinha para agilizar o atendimento da unidade, que aumentou significativamente devido à suspensão do serviço no município vizinho.
Leonardo acredita que poderão ser feitos de 40 a 50 atendimentos a mais, o que supre boa parte das 60 fichas diárias que eram distribuídas em Gravataí. A confecção de carteira de identidade ainda é feita normalmente na unidade de Gravataí:
- Queremos que todos os trabalhadores de Gravataí sejam atendidos.
A mudança de endereço da unidade de Gravataí faz parte de uma reestruturação da infraestrutura nas sedes da FGTAS na Região Metropolitana.
Opções de atendimento
Sine Cachoeirinha
- Endereço: Avenida Flores da Cunha, 393 - Parada 46
- Telefones: 3441-2989 e 3441-2949
Sine Zona Norte de Porto Alegre
- Endereço: Rua Domingos Rubbo, 51
- Telefones: 3337-5303 e 3342-1816
Sine Centro de Porto Alegre
- Endereço: Rua José Montaury, 31
- Telefones: 3228-5855 e 3228-7028