Eleições 2014



Presidenciáveis

"Vivemos em um Estado laico que não pode permitir discriminação", diz Marina ao Jornal da Globo

Candidata do PSB falou ao telejornal na noite desta segunda-feira

02/09/2014 - 01h56min

Atualizada em: 02/09/2014 - 01h56min


Marina Silva, candidata à Presidência da República pelo PSB, concedeu entrevista de 23 minutos e nove segundos ao Jornal da Globo na noite desta segunda-feira. Exibida em dois blocos, as perguntas a Marina foram feitas pelos apresentadores Christiane Pelajo e William Waack. Na quarta-feira, o candidato Aécio Neves, do PSDB, será entrevistado. A presidente Dilma Rousseff não aceitou o convite do telejornal.

A entrevista começou com Christiane perguntando a Marina sobre as alterações no plano de governo com relação a propostas de apoio ao casamento gay e à criminalização da homofobia. Marina respondeu que foi a equipe de governo quem fez a correção. Ela ainda destacou que o plano de governo não contém 100% das propostas de diferentes setores e citou o fato de ser ambientalista. 

- O respeito à liberdade está muito bem escrito no nosso plano de governo - destacou. William Waack questionou se a candidata é a favor ou contra o casamento gay.

Marina respondeu que casamento é o termo utilizado perante à lei para pessoas de sexos diferentes. Simulando manchetes com os dizeres "Marina Silva é a favor do casamento gay" e "Marina Silva é contra o casamento gay", Waack seguiu insistindo na questão para Marina responder que "é a favor da união civil de pessoas de diferentes sexos".

ZH Explica: Quais os cuidados necessários ao postar opiniões políticas nas redes sociais
Leia as últimas notícias sobre as eleições

Sobre homofobia e preconceito, Marina declarou que ninguém pode defender qualquer forma de preconceito e que "nós vivemos em um Estado laico que não pode permitir discriminação a quem quer que seja".

Christiane questionou a candidata se um presidente deve agir seguindo a Bíblia ou a partir de uma avaliação realista dos fatos, após citar uma matéria do jornal Folha de S. Paulo que aponta que Marina lê versículos da Bíblia para tomar decisões.

- Todos nós agimos com a avaliação realista dos fatos. A Bíblia é uma referência. Às vezes, você pode ter um insight assistindo a um filme. Em resposta a Waack sobre qual o tamanho do amparo dela na Bíblia, Marina respondeu:

- O mesmo amparo que você pode tomar a partir de outras referências. A Bíblia é um amparo para qualquer cristão. Marina falou ainda sobre aprofundar a participação do cidadão na democracia e da capacidade do cidadão acreditar que os políticos e os partidos podem ajudar a resolver "seus problemas".

- Quando se tem a contribuição da sociedade, o parlamento, o Executivo, todos enriquecemos, transformando boas ideias em políticas públicas.

Sobre economia, Marina falou em recuperar o tripé da macroeconomia brasileira, cuja "conquista está sendo completamente desconstituída".

- Dilma ganhou o governo dizendo que ia reduzir a inflação e baixar o juro. Nosso país não está crescendo. É fundamental que se readquira confiança a partir de dois pontos: a confiança que o governante passa e que a sociedade brasileira e os investidores já não conseguem mais ter na presidente Dilma. Temos de criar um ambiente favorável ao investimento.

Marina disse ainda que vai usar os recursos do pré-sal para investimentos em educação, ciência e tecnologia e que "não faz sentido um país como o nosso não investir em energia eólica e energia solar".

Reprodução / Reprodução
As perguntas a Marina foram feitas pelos apresentadores Christiane Pelajo e William Waack

MAIS SOBRE

Últimas Notícias