Notícias



Disseminando conhecimento

Campanha arrecadará livros para comunidades carentes

Unidade que faz parte dos Bancos Sociais receberá as doações durante a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre

30/10/2014 - 09h47min

Atualizada em: 30/10/2014 - 09h47min


O Banco de Livros estará presente durante a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, entre 31 de outubro a 16 de novembro, na Praça da Alfândega, recebendo doações de livros. No estande, a população poderá doar exemplares novos e usados, que serão encaminhados a comunidades carentes.

Colaboradores do Banco de Livros e Voluntários recepcionarão o público e receberão as doações no estande localizado na Rua Capitão Montanha, próximo ao MARGS. Além da arrecadação no local, serão coletados livros em diversos outros pontos da Feira do Livro.

A campanha tem como finalidade suprir o estoque para que o Banco de Livros possa ampliar o atendimento.

Saiba mais

Integrante da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, o Banco de Livros tem como missão fazer o conhecimento circular e chegar até as pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade social e que historicamente não tiveram acesso a literatura e leitura como fonte de conhecimento para o desenvolvimento da cidadania.

Em cinco anos de atuação, já doou 192.095 livros para 255 entidades beneficiadas no Rio Grande do Sul. Cerca de 85% destas instituições receberam também computadores, mesas, cadeiras, estantes, tapetes, almofadas e cortinas para a montagem do espaço de leitura.

Um dos Projetos de maior destaque do Banco de Livros é o Passaporte para o Futuro, o qual instalou bibliotecas em todos os Presídios do Rio Grande do Sul. Para atuação nos espaços de leitura, foram capacitados 97 motivadores de leitura (agentes penitenciários) que atuam como organizadores destes espaços.

No Banco de Livros, uma equipe especializada faz a triagem e a higienização dos exemplares, verificando as necessidades das instituições quanto à infra-estrutura e ao acervo, selecionando o acervo de acordo com o perfil do público-alvo, organizando o espaço de leitura e distribuindo os livros.

Participe! Tire seus livros da estante, faça uma doação e ajude o conhecimento a circular. Saiba mais em www.bancossociais.org.br.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias