Notícias



Pelo Brasil

Casal busca boas ações no Rio Grande do Sul

Iara e Eduardo largaram tudo em Minas Gerais para viajar pelo Brasil em busca de bons exemplos. Instigados por reportagem publicada no Diário Gaúcho, eles garantem: existem boas iniciativas no Estado.

07/10/2014 - 08h03min

Atualizada em: 07/10/2014 - 08h03min


Mateus Bruxel / Agencia RBS

Eles venderam a casa própria, deixaram as famílias em Minas Gerais e saíram a percorrer o Brasil em busca de um sonho acalentado durante três anos: "banalizar" a informação do bem. Iara e Eduardo Xavier, respectivamente, de 34 e 46 anos, pretendiam encontrar 500 boas ações solidárias espalhadas pelo País entre 2011 e 2015, mas foram surpreendidos positivamente pelos números.

- Cansamos de ouvir e ver apenas notícias ruins, que são informações comuns no dia a dia. Queremos que, muito mais do que os crimes divulgados, as boas ações tenham o mesmo espaço nas conversas entre as pessoas - justifica Iara. 

Na estrada desde 1º de janeiro de 2011, o casal percorreu todos os estados brasileiros até agora. Já foram catalogados 1.118 projetos em 26 deles. Desde julho, Iara e Eduardo estão no Rio Grande do Sul conhecendo os bons exemplos. Mas eles só serão divulgados quando a expedição em terras gaúchas ser concluída em dezembro deste ano - faltam visitas a Uruguaiana, Bagé e Chuí. Ao longo deste período de descobertas, o casal só retornou a Minas Gerais nos Natais e nos dias das Mães e dos Pais.

- Nossas famílias e amigos souberam da decisão de viajar pelo Brasil apenas um dia antes de saírmos. Se contássemos antes, poderiam nos barrar. Não planejamos os nossos dias de viagem, vivemos o presente - conta Iara, apoiada pelo marido.
 
A casa é a estrada

Na quinta-feira passada, o casal leu a reportagem do Diário Gaúcho dizendo que a solidariedade estava em baixa em Porto Alegre. Eles procuraram o jornal para mostrar as boas iniciativas espalhadas pelo Brasil.

- Vamos direto a um posto de gasolina quando chegamos a uma nova cidade. Ali, perguntamos se existem bons exemplos na região. E, acreditem, todos os dias encontramos um projeto ou um exemplo de ser humano. Isso é maravilhoso - afirma o casal.

Desde o início da viagem, Iara e Eduardo dormem numa barraca instalada sobre o carro. Dentro do veículo foram instalados um frigobar e armários para guardar utensílios e peças de roupas. A higiene é feita nos postos de gasolina. Comunicativos, os dois conquistaram inúmeros amigos pessoalmente ou pelas redes sociais. Com isso, pelo caminho recebem hospedagem e comida.

- O materialismo existe, o que mudou foi a prioridade. Acumular pra quê? Vivemos bem assim - justifica Eduardo.


Novos caminhos em 2015

Entre os sonhos futuros do casal estão fazer um documentário sobre os 60 melhores projetos visitados no Brasil, escrever um livro com distribuição gratuita nas escolas públicas e iniciar uma viagem pelo mundo em busca de bons projetos solidários. A intenção é mochilar por 49 países, iniciando pelo Uruguai - ainda não há data planejada. Como Iara e Eduardo não têm patrocinadores necessitam de tempo, organização e dinheiro. Eles negam doações em dinheiro de pessoas físicas, só aceitam doações em forma de serviço - gasolina para o carro fornecida pelo dono de um posto, por exemplo.
E como será a volta para casa?

- Com certeza não seremos mais os mesmos que saíram de Divinópolis, em 2011. O que fica desta experiência e costumamos falar nas conversas é "seja você a mudança que você quer ver no mundo" - finaliza Iara, emocionada, abraçada carinhosamente por um Eduardo com os olhos marejados.

Os quatro objetivos dos Caçadores de Bons Exemplos

1- Mudar o olhar
Mostrar que em todos os lugares existem pessoas indo em buscas de soluções e não somente dos problemas. Mostrar que existem muito mais ações positivas do que ações negativas no mundo. Todos precisam saber quem são os assassinos, ladrões e as tragédias, mas além disso, também precisamos saber quem está construindo um mundo melhor. Olhar o lado luminoso do ser humano.

2- Inspirar
Sensibilizar outras pessoas a fazerem o mesmo que os bons exemplos, que encontramos, estão fazendo.

3- Conectar
Se não quiserem ou não puderem fazer o mesmo, que ajudem quem já está fazendo.

4- Valorizar
Motivar os bons exemplos que encontramos, para continuarem neste caminho do bem.


Para acompanhar a aventura:
http://cacadoresdebonsexemplos.com.br
No facebook: https://www.facebook.com/Cacadordebomexemplo
Email: contato@cacadoresdebonsexemplos.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias