Notícias



Ceia saborosa

Cinco curiosidades sobre o peru, principal prato da ceia de Natal

Aumento no preço da ave não deve impedir que os brasileiros invistam em uma boa receita

28/10/2014 - 16h32min

Atualizada em: 28/10/2014 - 16h32min


Faltam menos de dois meses para o Natal e, mesmo com a previsão de aumento de quase 20% no preço do peru, vai ser muito difícil que o prato não esteja presente na ceia das famílias brasileiras. Mas você sabe por que comemos peru no Natal? 

Há, ainda, aqueles que ficam na dúvida na hora de escolher a ave que vai ser o centro das atenções na mesa de Natal: peru ou chester? Uns não abrem mão da tradição e vão direto no primeiro, outros, no entanto, preferem a carne branquinha da segunda opção. Mas, afinal, qual a diferença entre eles?

Já pensou na ceia de Natal? Veja uma receita alternativa
Leia as últimas notícias do Diário Gaúcho

Pois o Diário Gaúcho entrou no clima natalino (e na torcida para que o preço não voe às alturas) e resolveu detalhar cinco curiosidades sobre a ave.
 
1 - Por que comemos peru no Natal?
A tradição no Brasil foi influenciada por americanos e europeus. Nos EUA, é costume comer peru no Dia de Ação de Graças, data criada para comemorar e agradecer a boa colheita. Por ser mais barata e engordar facilmente, a ave foi levada pelos espanhóis para a Europa no século XVI, tornando-se símbolo de alimento das grandes ocasiões. Em nosso país, o peru é apreciado desde a época colonial.

2 - Qual a diferença entre peru e chester?
O que diferencia as duas aves é um princípio básico: são animais de espécies diferentes. Chester é um frango de uma raça com grande concentração de carne no peito e nas coxas. Ou seja, é muito mais gordinho que um frango normal, pois é geneticamente melhorado. O peru tem outras características. Também é uma ave grande, mas sua carne é mais rígida do que a do chester. Em compensação, o seu sabor é mais marcante na comparação com os frangos.
 
3 - Mario de Andrade escrever um conto sobre o peru de Natal
Um dos maiores poetas brasileiros, Mario de Andrade, escreveu um conto sobre a ave natalina. O conto "Peru de Natal" faz parte da obra "Contos Novos", que foi publicada postumamente, em 1947, período em que o Brasil e o mundo passavam por um momento de pós-guerra. O texto fala de uma família de classe média alta, em que o narrador é um dos filhos. Ele era visto como louco e rebelde, visto que se tratava de uma família tradicional burguesa, tendo uma figura patriarcal forte e opressora que subjugava tanto os filhos e principalmente sua mãe. Clique aqui e leia o conto.  
 
4 - Praticamente todas as receitas de preparo são de peru assado
Se você digitar "receita de peru" no Google, seja porque não sabe como prepará-lo ou porque quer inovar na próxima ceia, praticamente todos resultados vão mostrar como fazê-lo assado. E não é pouco tempo em que ele fica no forno. No mínimo, os especialistas recomendam 2h45min. Mas, quanto maior for a ave, mais tempo deve ficar. E peru mal passado não dá, né?
 
5 - Por que a laranja é importante à receita?
Outro clichê das receitas de peru é marinar o peru em suco de laranja - e, de preferência, por horas a fio. Mas por quê? A importância do truque está no ótimo sabor, com toque cítrico, que a laranja acrescenta e, além disso, no fato de que o suco deixa a carne mais macia.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias