Notícias



Transporte público

Começa instalação de sinalização em paradas de ônibus de Porto Alegre

Duas placas foram colocadas nesta quinta-feira, na Avenida Cristóvão Colombo, e outras serão implantadas de acordo com o cronograma estabelecido pela EPTC

30/10/2014 - 18h07min

Atualizada em: 30/10/2014 - 18h07min


Diego Vara / Agencia RBS
Primeiras placas foram instaladas na Avenida Cristóvão Colombo, em Porto Alegre

Foi iniciada, na manhã desta quinta-feira, a implantação de um novo projeto de identificação das linhas de ônibus nas paradas de Porto Alegre. As duas primeiras placas foram instaladas na Avenida Cristóvão Colombo, próximo à Avenida Benjamin Constant e a Rua Doutor Timóteo. Na próxima semana, será disponibilizado um cronograma para a instalação de outras placas.

Paradas de ônibus ganharão placas indicativas das linhas em Porto Alegre

Segundo o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o objetivo é facilitar e qualificar a informação aos passageiros.

- Como temos muitos pontos de parada espalhados pela cidade, mais de 5,6 mil, vamos trabalhar pontualmente, implantando as novas sinalizações nos principais eixos da Capital - afirma.

Leia todas as notícias de Porto Alegre

A prioridade será dada a vias como a própria Cristóvão Colombo, Plínio Brasil Milano, 24 de Outubro e Erico Verissimo. Depois, o projeto seguirá pelos bairros.

De acordo com o projeto, serão colocadas três tipos diferentes de placas. As paradas comuns terão duas alternativas de modelos, uma de 40cm por 60cm e outra de 60cm por 80cm, com os nomes das linhas. Já as paradas seguras contarão com um material de dimensões de 90cm por 110cm. Além dos nomes de cada linha, as placas das paradas seguras terão o itinerário e o primeiro e o último horário dos ônibus.

Leia todas as notícias de Zero Hora

O material utilizado será o mesmo das placas de trânsito que já existem na cidade. A intenção é facilitar instalação e a substituição, quando necessário, da nova sinalização com as informações das linhas de ônibus que passam nas paradas da Capital.

Há dois anos, um coletivo de publicitários teve a ideia de adesivar paradas de ônibus com os nomes das linhas que passam por elas, para facilitar a vida dos usuários do transporte público. Inicialmente, a ideia era que os próprios usuários informassem as linhas, o que foi criticado pela EPTC, que tomou para si a tarefa.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias