Notícias



SEGURANÇA DA CRIANÇADA

Confira os cuidados que se deve ter com as crianças em escadas rolantes

Ação em shoppings vai conscientizar pais dos perigos que a gurizada corre junto às escadas rolantes e elevadores

04/10/2014 - 10h01min

Atualizada em: 04/10/2014 - 10h01min


Aline Custódio / Diário Gaúcho

Um passeio no shopping, por exemplo, que geralmente é sinônimo de diversão, pode transformar-se em risco se a criançada não souber como se comportar em equipamentos como escadas rolantes e elevadores - e se os adultos não estiverem atentos, zelando pelos pequenos.
Para orientar as crianças e conscientizar os pais sobre como usar de forma correta e segura os elevadores, as escadas rolantes e as esteiras rolantes, acontece neste sábado a 7ª edição da Ação Faça a Coisa Certa _ Dia das Crianças. O evento é uma promoção da ThyssenKrupp Elevadores (empresa fabricante e prestadora de serviços de manutenção).
De acordo com o engenheiro Leone César Sandri, coordenador de serviços da empresa, a principal orientação a pais e filhos é de que o acesso à escada rolante seja feito com a criança segurando a mão do adulto (ou no colo, se for pequena). A mesma regra vale para elevadores.
- Às vezes, as crianças acham que a escada rolante é brinquedo - observa.
 
Só no colo

Que o diga a auxiliar administrativo aposentada Iara Souza dos Santos, 56 anos, de Viamão, avó de Andryl dos Santos, dois anos. O menino, segundo ela, é o campeão de querer subir sozinho as escadas rolantes. E chora quando a avó ou a mãe, Patrícia dos Santos, 34 anos, não deixam.
- Não adianta chorar, só subimos ou descemos as escadas com ele no colo. A gente explica que faz dodói, mas ele insiste e vai chorando. Sabemos o perigo que é deixar uma criança num aparelho como este - disse a avó, enquanto acalmava o choro do neto que queria subir sozinho na escada do Mercado Público, na sexta-feira passada.

Blitz com as famílias

A ação de conscientização tem como público-alvo crianças de cinco a 12 anos, os pais e os familiares responsáveis pela educação dos pequenos. No formato de blitz, equipes de funcionários da empresa que atuam na área de prestação de serviço de manutenção conversam com o público. Ela será realizada em 44 shoppings centers localizados em 29 cidades de 13 estados brasileiros em parceria com a empresa.
No Estado, o evento será realizado no Moinhos Shopping, Bourbon Shopping Wallig, Bourbon Shopping Country, Bourbon Shopping Ipiranga e Barra Shopping Sul, na Capital. Também haverá atividades no Canoas Shopping, no Bourbon Shopping Novo Hamburgo e no Bourbon Shopping São Leopoldo.

Fique atento!

- As crianças devem sempre acessar a escada rolante de mão dada com os pais ou no colo, nunca sozinhas.
- Não se apoie sobre o corrimão.
- Não se debruce sobre o corrimão.
- Não transporte carrinhos de bebê.
- Não apoie os pés sobre o rodapé.
- Não corra ou ande no sentido contrário ao fluxo da escada.
- Não sente nos degraus.
- Não deslize sobre o corrimão (com se fosse escorregador).
- Ao entrar na escada rolante, se posicione ao centro do degrau, segure firme nos corrimãos e olhe para frente.
- Atenção ao acessar a escada rolante com roupas longas, calçados de borracha ou desamarrados.
- Animais de estimação devem ser carregados no colo.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias