Notícias



Planeta Moto

Estado será sede da sétima etapa do Brasileiro de Motocross

Melhores pilotos do país estarão neste final de semana em Santa Maria

08/10/2014 - 15h01min

Atualizada em: 08/10/2014 - 15h01min


Fábio Piva / Red Bull Content Pool
Enzo Lopes venceu todas as etapas anteriores na Júnior

Os maiores nomes do motocross nacional estarão no Rio Grande do Sul neste final de semana. Caravanas de toda a Região Metropolitana estão se reunindo para viajar a Santa Maria, a 300km da Capital. A cidade no Centro do Estado será palco da sétima e penúltima etapa do Brasileiro da modalidade. Serão mais de 20 pilotos - pelo menos 30 gaúchos.

Entre os que correm em casa está o líder do Gaúcho na categoria MX1 (pilotos de 17 a 55 anos, até 450cc), Marçal Müller. Destaque este ano no Arena Cross pela equipe oficial da Yamaha, o piloto de 21 anos vai participar do Brasileiro na categoria MX2 (motos até 250cc e pilotos entre 14 e 23 anos).

- Não estou participando do Brasileiro, mas quero prestigiar essa etapa, pois é perto e o clima da prova será muito bom. Se tudo der certo, espero terminar no pódio - afirmou ontem o piloto de 21 anos.

Natural de Nova Hartz, Marçal espera ter apoio da torcida. Mas está ciente de que, dentro da pista, não terá vantagem sobre os pilotos de outros Estados:

- A pista é totalmente nova, ninguém conhece o traçado. Isso nivela as coisas. Mas é sempre muito bom ter o público torcendo pela gente.

A pista do Pampas Hotel Fazenda mede 1.530m e localiza-se no Bairro Camobi, na Estrada Daniel Rizzi, na entrada da cidade - perto da Base Aérea. A programação começa no sábado, com treinos livres a partir das 8h e cronometrados às 10h45min. Às 15h, já valendo pontos, ocorre a categoria 65cc e, na sequência, a MX3 (motos de 450cc e pilotos com 35 anos ou mais). Depois, é a vez da criança entre cinco e nove anos correr com as 50cc.

No domingo, o Warm Up começa as 9h, e a primeira bateria valendo pontos é a da MX2, às 11h40min. Serão disputadas na sequência a MX1, Júnior (motos até 150cc, pilotos homens de 11 a 15 anos e mulheres até 17 anos). Depois, novas provas na MX2 e MX1.

Os ingressos serão vendidos a R$ 10 nas bilheterias do evento. A previsão dos organizadores é de a prova vai reunir mais de 10 mil pessoas. Mais informações no site da Confederação Brasileira de Motociclismo (www.cbm.com.br). A etapa que dá fim à temporada ocorre no final de semana seguinte, em Toledo, no Paraná.

Fenômeno gaúcho a um salto do título

Quem tem tudo para confirmar em casa o título é o fenômeno gaúcho Enzo Lopes. O piloto de 15 anos, natural de Lajeado, com sua KTM venceu todas as seis provas realizadas este ano na categoria Júnior. Tem 150 pontos e 42 à frente do paulista Frederico Molina Spagnol.
Mas as maiores atenções estarão voltadas para a MX1, na qual competem as principais estrelas. O mineiro Alexandre Balbi e o paranaense Jean Ramos, terceiro e quarto colocados, são os destaques do Brasil - o goiano Wellington Garcia é o quinto. A brigada pelo título está entre o equatoriano Jetro Salazar, da Honda, e o espanhol Carlos Campano, da Yamaha. O sul-americano lidera, com 21 pontos à frente do rival. Mas o europeu venceu as últimas três etapas e vive grande fase.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias