Porto Alegre



Intervenção viária

Iniciada obra do binário da Praia de Belas-Borges de Medeiros

Furto de estacas de marcação foi outro problema enfrentado pela empreiteira

01/10/2014 - 17h35min

Atualizada em: 01/10/2014 - 17h35min


André Mags / Agência RBS
Operários trabalhavam na tarde desta quarta-feira no local onde será construído o binário, no bairro Praia de Belas

Depois de ter sido adiada por causa da chuva e da morte de um dos diretores da empreiteira Coesul, a obra do binário das avenidas Praia de Belas e Borges de Medeiros, em Porto Alegre, foi iniciada nesta quarta-feira. Um trator cavava o solo da Praça Rotary, enquanto operários preparavam a instalação dos canos do sistema de drenagem.

Nos últimos dias, outro problema atrapalhou o início dos trabalhos. A equipe de topografia não conseguia fazer as marcações no local porque moradores de rua estavam furtando as estacas de madeira para fazer fogueiras. O encarregado da obra, Paulo Rodrigo de Souza Malhão, contou que a empresa teve de achar uma forma de manter as marcações, que tiveram de ser refeitas três vezes por causa dos furtos:

- A gente chegava de manhã e não tinha marcação. Decidimos então esconder a marcação, fazendo somente pinturas, sem estacas.

MP abre inquérito para investigar obra do binário da Praia de Belas
Porto Alegre terá obras até, no mínimo, depois da Olimpíada

Segundo Malhão, o prazo para terminar a obra é 18 de fevereiro de 2015, mas ele aposta que poderá ser finalizada antes, em janeiro, se não chover muito. O binário funcionará entre os viadutos dos Açorianos e Dom Pedro I (sobre a Avenida José de Alencar). O objetivo da obra é ampliar a segurança e melhorar a fluidez do tráfego, e é uma contrapartida do Praia de Belas Shopping pela ampliação do empreendimento. A Coesul é contratada pelo shopping para realizar a obra.


Foto: André Mags

Trânsito terá bloqueios parciais

Para possibilitar a realização das obras, serão necessários bloqueios parciais e momentâneos no trânsito, a maioria de uma faixa, somente nos locais das intervenções, como recortes de canteiros, alargamentos, construção de rebaixos para acessibilidade universal, entre outros.

As alterações serão sinalizadas pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com reforço na atuação de agentes para orientação dos condutores e pedestres.

Leia todas as notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias de Porto Alegre 
Leia todas as notícias de trânsito

As mudanças previstas no projeto:

- A Avenida Borges de Medeiros, a partir do Viaduto dos Açorianos, passará a ser sentido único até a Avenida Padre Cacique.

- O viaduto Dom Pedro II, sobre a Avenida Padre Cacique, passará a ter uma ligação com a Avenida Praia de Belas.

- A Avenida Praia de Belas passará a ser sentido único da Rua Barbedo até a Rua da República.

- A Rua Barbedo, entre as avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas será destruída, e a área será anexada à Praça Rotary.

*Zero Hora


MAIS SOBRE

Últimas Notícias