Notícias



Fim de ano

Já pensou na ceia de Natal? Veja uma receita alternativa

Cozinheiro do Senac ensina o preparo de pratos que servem de opções às aves natalinas

28/10/2014 - 08h05min

Atualizada em: 28/10/2014 - 08h05min


Melissa Hugentobler / Senac
Receita é alternativa ao aumento no preço das aves natalinas

Para driblar o aumento no preço das aves natalinas, o professor Rodrigo Câmara, do curso de cozinheiro do Senac, sugere algumas alternativas: comprar agora um chester que, segundo ele, está nas prateleiras dos supermercados durante todo o ano, e mantê-lo congelado até a época das festas, ou optar pelo frango.
 
- O chester geralmente custa entre 50% e 60% menos do que o peru. Quem optar pelas aves natalinas também pode, para compensar o aumento, usar as frutas da estação no lugar das frutas secas, lembrando que uvas passas, pretas e brancas, são mais baratas do que tâmaras e damascos - explica.

Quem decidir usar o frango poderá recheá-lo para deixar a ave com um toque especial. Rodrigo sugere que seja marinado o frango, ou seja, deixado em tempero, na geladeira, de um dia para o outro.

Pode-se passar sal e pimenta na ave e fazer, à parte, uma mistura com ervas (tomilho, sálvia, alecrim) e vinho branco. Essa mistura deve ser colocada dentro de um refratário ou saco plástico, onde ficará também a ave.

No dia seguinte, é possível fazer uma farofa com miúdos e recheá-la. Para complementar a ceia, arroz com passas de uva, mix de folhas para a salada e salpicão. Na sobremesa, a sugestão de Rodrigo é usar compota de frutas (pêssego, figo) ou salada de frutas. Confira abaixo a receita da farofa para rechear o frango.


Receita de farofa para rechear o frango

Ingredientes
- 150g de farinha de mandioca
- 150g de farinha de milho fina
- 1 cebola média picada
- 150g de fígado de frango picado
- Salsa e cebolinha a gosto
- Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Refogar a cebola picada numa panela com óleo. Depois, acrescentar os miúdos picados e fritar. Acrescentar as farinhas de mandioca e de milho, em fogo baixo, até ficarem levemente douradas.

Temperar com sal e pimenta, finalizar com a salsa e a cebolinha. Espere a farofa esfriar e recheie o franco. Se a farofa estiver muito seca, é possível acrescentar um pouco de óleo no final.

Recheie o frango pela parte onde sai o intestino. Depois, feche com palito, puxando a pele, e envolva-o em papel alumínio. Asse no forno a 180°C, durante 30 minutos.

Após, retire o papel alumínio e passe manteiga, margarina ou óleo no frango, deixando mais 10 minutos para dourar. Lembrando que a estimativa de tempo é uma referência, e não uma regra. Faça a adequação conforme a potência do seu forno e o tamanho da ave.

Leia mais notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias